Marketing: Problemas que mais chateiam os clientes e como contorná-los


Qualquer que seja o produto da sua empresa ou do seu negócio, é importante manter os clientes felizes, desejando regressar à sua loja, ao site e às redes sociais, de forma a continuarem a adquirir os produtos e os serviços. Contudo, ter um bom produto não é suficiente e as suas plataformas podem estar a alimentar algum descontentamento que acaba por afastar os clientes.


LEIA TAMBÉM: Millennials & Gen Z: Como cativar estes profissionais para o seu negócio


Um site confuso

Se o seu cliente abre o website e não encontra o que procura nos primeiros segundos, a probabilidade é que desista. Elementos como as promoções em vigor e os contactos devem estar bem à vista, acessíveis idealmente logo no topo da página. Os restantes menus e produtos devem de igual forma ser encontrados rapidamente. Use os templates das plataformas como o Wordpress ou peça ajuda profissional e construa um site de que se orgulhe - saiba mais em NOS Web Pro.


Não saber os detalhes do produto que vende

Tanto você como os seus vendedores devem conhecer todos os detalhes do produto que a empresa vende, garantindo que consegue não apenas guiar corretamente o cliente, como também retirar qualquer dúvida que este tenha. Não saber responder a questões simples como a origem ou o modo de funcionamento, revelam falta de interesse e pouco profissionalismo, irritando o cliente que se vê na posição de adquirir algo que não compreende corretamente - não sabendo se está ou não a fazer uma boa compra e acabando por se sentir enganado.


O vendedor persistente

É normal que os seus vendedores aconselhem determinados produtos, contudo, depois do cliente dizer que não o deseja, não é ideal que o vendedor continue a persistir. Sim, esta estratégia poderá resultar em algumas vendas mas essas serão forçadas e muito provavelmente irão levar o cliente a não regressar à sua loja. Respeite a decisão do consumidor e perceba que este pode não estar interessado em determinado produto ou pode inclusivamente não ter poder de compra que lhe permita comprá-lo, colocando-o numa situação delicada.


Atendimento ao cliente pouco cuidado

Na loja ou ao telefone enquanto assiste um cliente, deve ter em mente que você não está acima do cliente. Trata-o sempre com respeito e de forma amigável mesmo quando ele não retribui a mesma cortesia - muitas vezes por problemas que deseja ver resolvidos rapidamente.


LEIA TAMBÉM: Redes Sociais: Aumente a confiança da sua audiência


A sua relação com o cliente é um ciclo que nunca deve parar de ser melhorado. Dê boa formação à sua equipa e esteja atento a todas as necessidades daqueles que o seguem diariamente.


Keywords: Marketing, Redes Sociais, Website, Facebook, Instagram, NOS Web Pro, Wordpress, Empreendedorismo, Empreendedor, NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais