Marketing: As vantagens de usar conteúdo gerado pelos clientes a seu favor


As suas plataformas devem ser compostas por conteúdo criativo e diversificado, mantendo-as frescar e cativantes ao seu cliente ou leitor. Para além de ter ao seu lado um gestor capaz de produzir estes elementos, deve considerar usar também os trabalhos criados pelos seus seguidores: vídeos, memes, fotografias, reviews, comentários, textos de blogs, entre outros.


LEIA TAMBÉM: CES 2020: Tecnologias que não pode deixar de conhecer


Aumenta a credibilidade junto de futuros visitantes

Atualmente, um dos factores mais importantes na hora de adquirir um novo produto ou serviço é a quantidade de reviews e feedback positivo recebido. Sites como o TripAdvisor ou o Yelp são plataformas criadas com esse intuito mas as redes sociais são também uma forma dos clientes conferirem as opiniões de outras pessoas. Ora nada melhor do que encontrarem conteúdo criado por fãs, incentivando-os a confiar na sua marca.


Demonstra uma boa relação com os seguidores

Ainda que antes as empresas tivessem de manter uma certa distância do consumidor, hoje em dia é importante manter uma relação de proximidade e “amizade” com ele. A melhor forma de o fazer é responder aos comentários e às mensagens, assim como capturar reviews ou conversas engraçadas e partilhá-las na sua página, oferecendo o devido crédito. O mesmo se aplica a artwork e qualquer conteúdo produzido pelos fãs.


Um benefício para o engagement

Ao ter o seu conteúdo na página, o cliente ou leitor irá sentir-se notado por si e irá comentar com amigos e familiares que, por sua vez, irão gostar da sua página e interagir com o post, aumentando o engagement do perfil que, por conseguinte, irá melhorar as chances de ser encontrado tanto nas plataformas habituais como nos motores de busca.


Transforma-se num anúncio não bloqueável

Se tem anúncios no seu website, existe a probabilidade de parte dos leitores usarem bloqueadores de publicidade, impedindo-os de ver determinados banners. Ao partilhar imagens dos clientes com o produto, assim como testemunhos, irá levar esse conteúdo não visível até aos visitantes.


LEIA TAMBÉM: Twitter: Jack Dorsey responde às perguntas mais frequentes


Claro, tenha sempre em atenção problemas de violação de privacidade ou de direitos de autor. Antes de partilhar uma fotografia ou um trabalho, contacte a pessoa para confirmar que tem a sua autorização. Idealmente, deve ter do seu lado um documento assinado que comprove o acordo.


Keywords: Marketing, Redes Sociais, Facebook, Instagram, Twitter, NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais