O que pode fazer hoje para melhorar a segurança do negócio
Contratar um profissional para trabalhar na segurança da sua empresa é algo a considerar, no entanto, existem alguns passos que pode dar já hoje para garantir o mínimo de segurança de toda a informação sensível como dados dos clientes, dos profissionais que trabalham para si, de passwords das redes sociais, ou números de cartão de crédito.
Ensine a equipa a detetar falhas simples
E-mails de spam são uma das maiores ameaças que pode receber sem se aperceber, por isso, é fundamental ensinar a equipa a reconhecer estas mensagens, normalmente provenientes de entidades cujos endereços são semelhantes aos de parceiros ou marcas como a Netflix.
Verifique todas as passwords
Colocar o nome do animal de estimação pode ser uma opção fácil de memorizar mas é relativamente simples de ser descoberta, assim como acontece com datas de nascimento, nomes de clubes de futebol ou de familiares próximos. Tente ao máximo que password seja algo aleatório com letras maiúsculas, letras minúsculas, caracteres e números. Se tiver a necessidade de apontar a password faça-o num local seguro.
Opte sempre pela autenticação em vários fatores
Algumas plataformas e alguns aparelhos já permitem a chamada “two-factor authentication”, ou seja, para além da sua password, você terá de fornecer um código enviado por sms para o seu número, as suas impressões digitais, ou outro, garantindo que mesmo que um dos factores seja descoberto, a sua empresa continua segura.
As pequenas empresas são as mais afetadas, pela crença de que não são importantes o suficientes para serem atacadas ou porque ainda não possuem os recursos das grandes marcas, e essa é precisamente a razão pelo que deve tentar ao máximo aproveitar os métodos de segurança que estão disponíveis.
OUTROS ARTIGOS:
LinkedIn: Como criar bons vídeos para esta plataforma
Dicas para comunicar corretamente em vídeo