Melhore as suas relações no local de trabalho


Possuir boas relações no local de trabalho é fundamental a um ambiente e a uma cultura saudáveis mas também lhe é útil na hora de pedir um aumento ou uma promoção, por isso, aqui estão algumas dicas de como garantir que não tem inimigos junto de si.


Perceba os seus defeitos

Algumas pessoas são naturalmente amigáveis mas outras possuem uma atitude fria e que pode ser confundida com indiferença ou rudez. Olhe para si e analise quais os seus maiores defeitos de forma a poder melhorá-los ou, pelo menos, dar a conhecer ao outro que determinada atitude não provém de uma má relação mas de um traço de personalidade difícil de modificar.


Perceba os defeitos do outro

De igual modo, o outro terá certamente defeitos que lhe parecerão a si como algo rude. Tente compreender junto de colegas quais as atitudes que determinada pessoa tem junto de toda a equipa e aprenda a aceitar as suas diferenças. Pode também alertar o colega de que algum comportamento é visto como rude pois ele poderá não estar ciente disso.


Partilhe interesses

Aproveite os momentos em que estão juntos para perguntar um pouco sobre a sua vida e quais os seus interesses. Um passatempo em comum, por exemplo, é meio caminho andado para uma relação saudável de amizade que irá melhorar o ambiente da sua empresa.


Incentive a organização de jantares de empresa

As festas de Natal são bastante propícias à criação de laços fortes entre a equipa, por isso, é sempre boa opção organizar jantares de empresa mesmo fora da época natalícia. Estes podem servir para comemorar uma vitória ou somente para passarem algum tempo de lazer juntos, algo fundamental especialmente se passarem o dia isolados em escritórios individuais ou se trabalharem remotamente.


Muitas relações falham pois não é dada uma oportunidade à amizade e, se está constantemente junto de outros colegas, não deve desistir ao primeiro obstáculo, lutando por uma experiência saudável para ambas as partes. Lembre-se que a sua relação com determinado colega não o irá afetar somente a si mas a toda a equipa, mesmo que involuntariamente.


ARTIGOS RELACIONADOS:

Etiqueta para profissionais que partilham o local de trabalho

Faça boa impressão nas festas de empresa