Metaverso: Como esta tecnologia está a mudar a saúde

Metaverso: Como esta tecnologia está a mudar a saúde

O metaverso irá alterar por completo o nosso dia-a-dia e a saúde será uma das áreas mais afetadas.

24 de julho 2022

O metaverso é sem dúvida um dos grandes tópicos do momento e diversas são as áreas que irão beneficiar com o avanço desta nova realidade, que nos permite existir num mundo digital como nunca antes. Uma destas áreas, é a saúde.

O estudo de Jane Thomason

A doutora Jane Thomason, co-fundadora da British Blockchain e da Frontier Technology Association, é uma empresária de sucesso, considerada uma das líderes no que toca ao impacto social da inovação tecnológica, da fintech e da blockchain. Ela é também a autora do estudo “MetaHealth - How will the Metaverse Change Health Care?” ou, em português, “MetaSaúde - Como irá o metaverso mudar a saúde?”, e é nesse estudo que este artigo se foca, explorando o que esta tecnologia terá para nos oferecer no futuro, e até no presente.

A revolução da saúde digital

A pandemia trouxe algumas mudanças drásticas no modo como interagimos com o outro e a saúde foi uma das áreas mais afetadas. O receio de contagiar o outro, em especial quando ainda não existia vacina, levou centros de saúde e hospitais a limitarem o número de consultas, e muitos doentes viram os seus tratamentos adiados. De forma a colmatar este problema, popularizou-se a consulta online, onde médicos viam os seus pacientes através de videochamada. Isto iniciou uma revolução que será aprofundada com a chegada do metaverso.

A troca de informação será mais simples

Através do uso de avatars e de quadros brancos dentro do metaverso, os profissionais de saúde podem juntar-se num ambiente que recria uma sala física, para trocar ideias, explorar novos tratamentos, ou conferenciar sobre os mais diversos assuntos, sem a necessidade da marcação de reuniões físicas complexas ou de videochamadas onde problemas de ligação causam atrasos ou desafios na comunicação.

Dar luz verde a sistemas e tratamentos será mais seguro

Dentro do metaverso, será possível criar réplicas de equipamentos, sistemas e tratamentos, cujos podem ser testados num ambiente totalmente seguro antes de serem colocados à disposição do público no mundo real. A qualidade e quantidade dos testes será também melhor, uma vez que os riscos acontecem num universo digital, sem consequências para as pessoas.

Os hospitais irão funcionar melhor

Quando os hospitais começam a sofrer com atrasos em determinadas secções, nem sempre é fácil perceber a causa, pois fechar partes ou retirar doentes é impossível. Contudo, através do metaverso é possível criar espaços digitais que mimiquem o movimento das pessoas para compreender o que pode ser melhorado, tornando os hospitais mais produtivos, e capazes de tratar melhor os doentes.

Um cuidado dos mais velhos moderno

Um dos grandes desafios quando se fala de cuidados com as gerações mais velhas, é o facto da sua mobilidade e saúde não lhes permitir ter a qualidade de vida desejável. Com o metaverso, será possível transportar estas pessoas para universos digitais onde poderão andar, fazer atividades físicas, ouvir e sentir melhor, visitar países ou museus. Ao melhorarmos estes aspectos, a qualidade de vida dos idosos aumenta, tanto por lhes oferecer novas oportunidades de entretenimento, como pelo facto de podermos usar estes espaços para criar exercícios com o objetivo de manter as suas mentes saudáveis e ativas.

No que diz respeito à saúde, estes são alguns dos aspectos que irão sofrer alterações revolucionárias com a implementação e popularização do metaverso. Um mundo digital, descentralizado, onde tudo é possível, desde recriar cidades inteiras, a construir hospitais ou salas de conferência.

Share this

Artigos Relacionados

  • Dia Mundial da Saúde: Como ser um empreendedor mais saudável

    saúde

    Dia Mundial da Saúde: Como ser um empreendedor mais saudável

    Não importa o quão ocupado esteja, é fundamental manter a sua saúde em dia.

  • Metaverso está a mudar a vida das gerações mais velhas

    ciberseguranca

    Metaverso está a mudar a vida das gerações mais velhas

    As vantagens do metaverso são inúmeras e as gerações mais velhas serão das primeiras a beneficiar com elas.

  • 5G: Como o Metaverso usa esta tecnologia para crescer

    metaverso

    5G: Como o Metaverso usa esta tecnologia para crescer

    O metaverso depende de inúmeras tecnologias, incluindo o 5G, oferecendo um serviço de maior qualidade e mais rápido.