Nómada digital: Como escolher o seu próximo destino


Com a popularidade do trabalho remoto, cresce também a tendência do nómada digital. Enquanto a maioria dos profissionais executa as suas funções a partir de casa, estas pessoas aproveitam a oportunidade para viajar pelo mundo, permanecendo semanas ou meses num lugar antes de se mudarem para o próximo. Claro, é certo que já deve ter alguns destinos em mente mas será que todos são adequados? Que elementos tem de procurar na hora de refletir sobre a sua primeira paragem, de modo a não acabar impedido de trabalhar?


LEIA TAMBÉM: Nómada Digital: O que não pode faltar se mergulhar neste estilo de vida


Bons locais de coworking

Os cafés, os restaurante e os próprios hotéis podem servir como escritório temporário mas estas opções são cada vez menos seguras ou tranquilas. A Wi-Fi pública, perigosa sem VPNs ou softwares como o NOS Web Segura Pro, e o barulho constante não lhe permitirão trabalhar de forma eficaz. A solução passa pelo aluguer de espaços de coworking, cada vez mais populares e existentes um pouco por todo o mundo. Além de tudo o que precisa, como internet e uma mesa de trabalho, estes locais são ótimos também para alimentar a sua rede de networking.


O Airbnb sempre à mão

Alugar uma casa para viver pode ser difícil. Para além da morada fiscal por vezes pedida, conseguir alguém que lhe alugue um apartamento ou uma casa por alguns meses pode ser uma tarefa complexa. A solução passa por opções como o Airbnb e seus semelhantes, habitações disponibilizadas a pensar nos estrangeiros e cujo conforto e regalias variam consoante a necessidade.


Apoio tecnológico de fácil acesso

Enquanto nómada digital, aparelhos como o seu computador e o seu smartphone são indispensáveis, permitindo-lhe trabalhar de forma eficaz e sem percalços. Ora, imprevistos podem sempre acontecer e é importante manter por perto lojas capazes de resolver problemas como o mal funcionamento das suas ferramentas de trabalho. Por exemplo, zonas rurais podem ser apetecíveis pela beleza e tranquilidade mas o que acontece quando o seu computador deixar de funcionar?


Uma conexão à internet de confiança

À semelhança do ponto acima, é importante escolher um local onde a conexão à internet seja rápida e não falhe, garantindo que não transforma o seu novo estilo de vida num autêntico pesadelo. Não conseguir trabalhar irá transmitir uma má imagem e impedi-lo de continuar esta jornada, por isso, garanta que tem do seu lado tudo o que precisa.


Procure a sua comunidade

Existem núcleos de profissionais da sua área em quase todas as cidades do mundo. Estes hubs permitem um network saudável enquanto se mantém ao lado de quem partilha dos mesmos interesses. Aprenda com os outros, descubra as novas tendências, perceba melhor a cultura do país onde se encontra, entre muitas outras vantagens.


LEIA TAMBÉM: Mitos sobre a vida enquanto nómada digital


Torna-se num nómada digital não é uma decisão fácil ou que deva ser tomada de ânimo leve, mas uma a ter em consideração para os mais aventureiros. Lembre-se que para adotar este estilo de vida irá precisar de uma grande capacidade de organização, devendo preparando-se bem de antemão.


Keywords: Nómada digital, Trabalho Remoto, Teletrabalho, NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais