Como um bom passatempo pode traduzir-se em lucro


Encontrados um pouco por todo o lado, os passatempos são a oportunidade perfeita de melhorar o seu alcance nas redes sociais, assim como o tráfego e a participação dos seus seguidores, para não falar de funcionar como uma mega-publicidade ao seu produto e à sua empresa. No entanto, existem alguns elementos que deve ter em atenção quando criar uma campanha deste tipo.

Defina um objetivo
Claro que no final o objetivo não será somente oferecer um produto aos seus seguidores. Aumento dos seguidores numa determinada rede social, engagement na sua página ou no seu site, podem ser alguns dos objetivos mais comuns e a sua campanha deve ser construída para os atingir - requerendo tags de amigos na participação, por exemplo.

Construa o mecanismo do seu passatempo
Um questionário simples, um jogo, um tag, um comentário, o envio de uma fotografia - tudo isto pode fazer parte do mecanismo que os participantes terão de aceitar se quiserem vencer o grande prémio. Atualmente preencher um formulário com apenas nome não é o mais utilizado, especialmente porque pode aproveitar o passatempo para angariar likes no facebook, seguidores no twitter, entre outros. Para além do mais popular pode igualmente pedir “ideias de novos produtos”, usando a oportunidade para estudar o seu mercado e os produtos que eventualmente poderiam vir a interessar ao seu público.

Coloque pontos nos “i”s
A última coisa que deseja é que um ou dois clientes à procura de falhas, encham as suas mensagens de reclamações. Construa um “termos e condições” bastante simples mas com toda a informação necessária: data limite de participação, aviso de que os participantes serão apenas válidos caso sigam os passos do passatempo (comentar o post, por exemplo), modo de entrega do prémio, portes para entrega do mesmo, se existentes - toda a informação que os participantes podem querer saber.

Promova o passatempo
Colocar o artigo no seu site ou no seu facebook não é suficiente. Para conseguir tirar o maior proveito desta campanha é preciso saber partilhá-la. Pode, por exemplo, enviar para contactos de e-mail de pessoas eventualmente interessadas ou para conhecidos que possam partilhar o passatempo nos seus círculos, fazer um artigo vistoso e de destaque no seu site, partilhar o passatempo pelas suas redes sociais (da sua empresa e pessoais), incentivar a equipa a partilhar a campanha pelos seus círculos, e promovê-la com publicidade.

No final, não deixe a campanha morrer com o anúncio do vencedor! Peça ao sortudo que partilhe uma imagem com o produto e descubra o interesse do seu público numa nova campanha semelhante. Um passatempo é sempre um modo fácil de dar um boost à sua empresa! E claro, escolha sempre um produto vistoso e que incentive à participação.

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