Podcast: Construa um programa de sucesso


A popularidade dos podcasts está a subir em todo o mundo e Portugal não é diferente. Se gostaria de expressar a sua opinião ou partilhar os seus conhecimentos com clientes e outro público, descubra dicas para criar um programa que todos querem ouvir.


Crie um trailer áudio

Tal como um trailer tradicional, este conteúdo será útil para partilhar no seu podcast mas também no de amigos ou outros profissionais que se tornem seus parceiros. Ele deve ter somente alguns segundos de duração mas resumir a razão porque não podem deixar de o ouvir.


Alie o áudio ao escrito

Se possui um site então opte por lançar artigos com breves excertos dos pontos principais do podcast. Este artigo, à semelhança do podcast, pode e deve ser posteriormente publicado nas suas redes sociais e na sua newsletter, levando-o até um maior número de possíveis interessados.


Convide outros profissionais

Esta é uma excelente forma de aumentar a sua rede de networking assim como o apoio ao seu podcast. Convide profissionais com boas histórias, talvez autores de livros que gostaria que o seu público conhecesse, entre outros. Para além disso, esteja sempre atento a convidados que os seus ouvintes gostariam que você convidasse. No final, decididas estas parcerias, não se esqueça de anunciar em todo o lado, trazendo até si os seguidores ou clientes desse convidado - peça-lhe também para publicitar o podcast nas suas redes.


Construa um calendário estável

Escolha um dia por semana, por exemplo, para lançar o seu podcast. Deste modo, tanto quem o deseja ouvir ao vivo como quem prefere ouvir posteriormente, saberá ao certo o dia e a hora em que pode contar com novo conteúdo, não se esquecendo de si. Um calendário instável e aleatório, irá transmitir a ideia de que este não é um projeto sério. Se precisar de lançar um podcast numa hora diferente, devido a problemas técnicos, por exemplo, não deixe de o comunicar aos seus seguidores via redes sociais.


Conheça o seu público

Se vende produtos ou serviços para Millennials, tenha a certeza de que conhece o seu modo de falar e os seus comportamentos. Contrariamente à uma publicidade, que permanece num local somente durante uns segundos, o seu conteúdo deve ser bom durante toda a duração. Por isso, tenha a certeza de que conhece bem o seu público antes de iniciar um podcast. Em caso de dificuldade, peça ajuda a um amigo ou colega. Lembre-se que você pode produzir o podcast mas contratar outro profissional para o apresentar.


As vantagens dos podcasts são muitas e esta pode ser uma forma de partilhar um pouco de si e da sua empresa com um maior número de pessoas. Por outro lado, poderá usar esta forma de comunicação para se ligar ainda mais aos clientes. Retire dúvidas, apresente produtos, fale de assuntos relevantes, e aumente os seus seguidores.


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