Podcast: Dicas para construir um programa de sucesso


Os podcasts estão a tornar-se numa plataforma popular para receber as principais notícias do dia mas também são um local onde o ouvinte pode encontrar programas sobre temas do seu interesse como astronomia, artes, tecnologia, entre outros. Adicionalmente, os podcasts são usados por diversos empreendedores com o objetivo de partilharem experiências e dicas úteis com outros profissionais. Se você possui um programa, descubra algumas dicas que o irão ajudar a alcançar um maior número de ouvintes.


LEIA TAMBÉM: Razões que o impedem de concretizar as suas resoluções para 2020


Mantenha-se a par das novas tendências

Independentemente da sua área, é fundamental manter-se a par dos novos produtos, dos mais recentes lançamentos, ou das novas descobertas tecnológicas. Deste modo, garante que o ouvinte continuar a recorrer a si para descobrir as novidades. Caso contrário, o seu conteúdo irá tornar-se repetitivo, perdendo o interesse.


Não tenha receio de construir um guião

Muitos criadores gostam de manter a conversa de certa forma improvisada, no entanto, é fulcral que possua um guião que direcione a conversa, evitando que repita o mesmo tópico, que perca o raciocínio, e que termine com um podcast confuso e sem uma linha condutora. Este documento pode ser mais extenso ou composto somente por pontos importantes, pela ordem que serão mencionados.


Incentive a partilha do programa

Não se esqueça de pedir aos ouvintes que partilhem o podcast pelas redes sociais mas também com amigos e família diretamente. Pode parecer um comportamento de alguém que está “desesperado” mas na realidade a maioria das pessoas descobre os programas através de um conselho ou sugestão de alguém que lhe é próximo, ou via redes sociais de amigos. Um gesto pequeno que fará a diferença.


Não se foque em apenas convidar participantes

Ter convidados no seu programa é uma estratégia perfeita para manter o podcast fresco, enquanto chama para si os seguidores ou ouvintes da pessoa escolhida. Porém, isto não significa que não possa estar presente nas conversas dos colegas de plataforma. Ambas as técnicas são ideais para angariar novos ouvintes e expandir a sua marca.


Encare o podcast como um negócio

Evite tratar o programa como apenas mais uma rede social ou plataforma de publicidade à sua empresa ou produto. Conseguir um podcast de sucesso irá requerer dedicação e tempo, ou seja, deve planeá-lo e gerí-lo como se fosse uma empresa: criar um plano de trabalho, estudar estratégias de marketing para o promover, analisar qual o público-alvo, refletir sobre o objetivo número um, e preocupar-se com detalhes como o nome do podcast e a sua imagem de perfil.


LEIA TAMBÉM: Startup: Truques para iniciar um negócio com um orçamento baixo


Ouvidos depois de um dia de trabalho ou até durante o percurso de casa/escritório, os podcasts são uma excelente forma de partilhar o seu conhecimento, tornando-se num expert, enquanto promove a sua marca.


Keywords: Podcast, Spotify, iTunes, Youtube, NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais