Procura de Emprego: Dicas para quem ainda não tem experiência de trabalho


O primeiro emprego pode ser um grande desafio pois a maioria das empresas procura por profissionais com experiência, porém, isto não significa que não consiga chegar ao cargo que deseja.


LEIA TAMBÉM: Marketing: Estão os seus anúncios a afastar os seus clientes?


Aproveite todas as suas experiência

Trabalhos escolares ou em ambiente de família podem ser uma ajuda na hora de encontrar trabalho. Por exemplo, enquanto cozinheiro pode não ter ainda conseguido algo para além do estágio (se contar com esse elemento) mas pode aproveitar que é o cozinheiro designado em sua casa e partilhar o modo como trata de refeições especiais como o Natal ou a Páscoa. Pode não lhe servir de grande experiência factual mas demonstra que está minimamente preparado para o desafio. Perceba de que modo as suas experiências podem ser trazidas para a mesa.


Aproveite todas as oportunidades de voluntariado

Ser voluntário em eventos como o Comic Con ou o Web Summit podem-lhe parecer algo sem importância, contudo, estas atividades servem como experiência de trabalho pois requerem organização da sua parte, garantindo ainda que de facto já trabalhou (ainda que sem remuneração). Por outro lado, o voluntariado irá ser útil para lhe ensinar novas competências, igualmente importantes na hora de conseguir o primeiro emprego.


Ofereça os seus serviços gratuitamente

Se a sua ideia é iniciar-se como freelancer, por exemplo, mas não consegue clientes pela falta de experiência, opte por oferecer alguns serviços gratuitamente. Para além de lhe permitir aumentar a sua rede de network, esta decisão será ótima para aprender competências e criar um bom currículo com o qual pode passar a trabalho remunerado (talvez até com os primeiros clientes com os quais agora possui uma relação de confiança).


LEIA TAMBÉM: Marketing: Problemas que mais chateiam os clientes e como contorná-los


Não desmoralize por acreditar que um primeiro emprego tem sempre de ser numa área pela qual não tem interesse. Saiba vender o seu expertise, continue em constante aprendizagem e verá que as oportunidade irão aumentar.


Keyword: Procura de Emprego, Carreira, LinkedIn, Empreendedorismo, Empreendedor, CUE, Criar uma Empresa, NOS Empresas


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais