Produtividade: Como contornar um bloqueio criativo


Quando o seu trabalho é criativamente exigente, é normal encontrar bloqueios criativos. É impossível ser-se criativo todos os dias do ano e, por vezes, o bloqueio pode mesmo levá-lo a uma paragem completa, não sabendo qual o próximo passo e colocando o seu projeto em risco. Por isso, damos-lhe algumas dicas que o podem ajudar a ultrapassar este obstáculo.


LEIA TAMBÉM: LinkedIn: Dicas para aperfeiçoar o seu perfil


Pergunte-se qual o objetivo principal

Este ponto é especialmente importante quando existe uma deadline que tem de ser cumprida. Por vezes, o bloqueio criativo aparece quando se foca nos detalhes. Lembre-se de qual o objetivo principal, do essencial que tem de estar escrito e foque o seu trabalho nesta parte, voltando atrás sempre que consegue a criatividade necessária. Desta forma, sentir-se-à mais aliviado por saber que o trabalho não está completamente parado, relaxando-o e ajudando à resolução do bloqueio.


Tenha extra atenção ao que o rodeia

Um escritório desarrumado, uma posição demasiado relaxada na cadeira, um espaço sem luz natural, crianças ou animais a fazerem barulho constante, as notificações das redes sociais, tudo isto irá diminuir a sua produtividade, desmotivando-o e levando-o pelo caminho da procrastinação que, consequentemente, irá bloquear a sua criatividade. Procure um espaço sossegado, limpe e organize a sua mesa, coloque música ambiente, compre algumas plantas e trabalhe com luz natural (ou com boa iluminação no caso de ser uma night owl).


Não insista na tarefa, a sua mente não trabalha quando você quer

O nosso cérebro não se consegue concentrar totalmente na mesma tarefa por muito tempo e é importante tirar alguns minutos para relaxar, apanhar sol, beber um café, e espairecer.


LEIA TAMBÉM: Instagram: Use a sua bio para aumentar os seguidores


Não existe fórmula mágica quando se fala de bloqueio criativo mas existem formas de os contornar dentro do possível, por isso, não se deixe desanimar. Relaxe, foque-se no importante, e verá que tudo correrá bem.


Keywords: Produtividade, Criatividade, Bloqueio Criativo, NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais