Produtividade: Como saber se está na hora de mudar de computador


Sabia que o seu computador pode estar a prejudicar a sua produtividade? A velocidade com que trabalha está ligada ao estado do seu aparelho e, infelizmente, nem sempre é fácil detetar que este deve ser atualizado pois a perda de velocidade acontece de forma gradual, em alguns casos sendo quase imperceptível.


LEIA TAMBÉM: Macbook: As vantagens de trabalhar com produtos Apple


A primeira questão, sabe quanto dura um computador?

Os Baby Boomers e a Geração X viveram de certa forma a idade d’ouro dos computadores, uma altura em que os aparelhos eram feitos para durarem anos a fio. No entanto, atualmente o mesmo não acontece por razões que incluem, por exemplo, o constante avanço da tecnologia. A maioria dos aparelhos tem uma esperança de vida que pode ir dos dois aos cinco anos, dependendo da manutenção que o seu usuário lhe faz, do tipo de trabalho executado nele e dos programas utilizados.


Qual o estado do seu anti-vírus?

Quem trabalha com um computador deve ter muita atenção à segurança do mesmo, evitando que acabe atacado por malware ou pior, ransomware. Para além de aconselhármos o uso de um antivírus, este deve ser pago, garantindo uma proteção alargada. Caso perceba que não está a conseguir atualizar o software, pode estar na altura de adquirir um novo aparelho.


Ouve o barulho constante da ventoínha

Quando abre um programa mais pesado é natural ouvir o sistema de ventilação do computador ser ativado no máximo, contudo, normal não é isso acontecer apenas pelo facto do aparelho estar ligado. No caso do barulho ser constante, está na altura de o levar à manutenção e, se nada puder ser feito, deve ponderar substituir o equipamento.


Os programas não funcionam corretamente

Os problemas mais frequentes enfrentados por quem trabalha num computador que precisa da reforma é a lentidão de abertura e de funcionamento dos programas. Este é um factor a que deve prestar muita atenção pois pode levá-lo a perder meia hora numa tarefa que habitualmente demora dez minutos. Claro, neste ponto adicionamos ainda o facto do programa deixar de funcionar pois a sua mais recente atualização não está disponível para o computador.


O computador apresenta constantes avisos críticos

O conhecido “blue screen of death” é um dos exemplos mais práticos destes avisos a que nos referimos. Quando o computador começa a dar problemas é frequente encontrar avisos do próprio aparelho a alertá-lo de erros graves que podem impedi-lo de funcionar, impossibilitando-o a si de trabalhar e, em casos extremos, levando-o a perder todos os seus ficheiros.


LEIA TAMBÉM: Windows: As vantagens de optar por estes computadores


Hoje em dia existe uma extensa variedade de computadores que vão de encontro a todas as necessidades. Windows ou macOS, portátil ou torre, avalie cuidadosamente as suas opções e não deixe esta compra importante para demasiado tarde ou corre o risco de sair prejudicado.


Keywords: Produtividade, Macbook Pro, Windows, NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais