Quão transparente deve ser com a sua equipa


Enquanto chefia, é importante manter-se transparente com a sua equipa mas, claro, nem tudo deve chegar aos seus ouvidos e é fulcral saber quais as informações que deve passar à frente e quais aquelas que deve guardar do seu lado.


A equipa não tem de conhecer todo o seu trabalho

A sua função requer conhecimento que é inútil à sua equipa. Ao partilhá-la acabará por fazer os profissionais perderem tempo e adquirir conhecimento que na realidade em nada os ajuda. Ainda que seja útil partilhar alguma desta informação com os membros que deseja promover, elementos como as finanças ou algumas parcerias mais antigas não têm de ser reveladas a todos.


Salários iguais para trabalhos iguais

Uma das piores coisas que pode acontecer é a sua equipa perceber que determinado membro está a receber um ordenado maior quando nada no seu trabalho o explica. Seja transparente com os ordenados de cada um e se alguém estiver a receber um valor diferenciado, faça questão de explicar à equipa qual a razão. Talvez o profissional tenha conseguido um objetivo acordado que ninguém se recorda ou talvez ele tenha sido responsável por uma tarefa da qual a equipa não tinha conhecimento. Para além disso, claro, evite pagar mais ou menos apenas devido a diferenças de idade, género, religião, ou outro. Trabalho igual, ordenado igual.


Partilhe os bons momentos e os maus momentos

Se os lucros da empresa estão a subir, premeie a equipa e revele a todos que isto está a acontecer. O mesmo se a empresa estiver a passar por uma fase difícil. Este último elemento é essencial em casos extremos em que tenha de proceder ao corte de ordenados e de outras despesas ou até ao despedimento. Quando a má notícia for dada, a equipa saberá que é devido a um mau momento que você já tem vindo a comentar há algum tempo. Não será uma surpresa.


Transparência irá permitir à equipa confiar em si e nas suas decisões, revelando que não esconde nada deles especialmente informação sensível. Ao sentirem-se próximos de si, os profissionais tendem a trabalhar de forma mais eficaz e a permanecer ao seu lado durante mais tempo.


OUTROS ARTIGOS:

Dicas para fazer chamadas telefónicas mais profissionais

Como controlar as distrações tecnológicas no local de trabalho


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais