Razões para fazer backups frequentemente
Certamente já ouviu alguém referir que tem de fazer um backup a toda a sua informação, no entanto, grande parte dos profissionais nunca chega realmente a fazê-lo e as consequências podem ser desastrosas. Temos tendência a pensar que o pior nunca irá acontecer mas fique a par de algumas das razões que deve ter em conta na hora de decidir se deve ou não criar uma cópia da sua informação.
Problemas no sistema
O seu computador não é infalível e quer seja pela sua idade ou por alguns erros humanos, o sistema operativo está sujeito a problemas que tanto podem ser simples de resolver - reiniciar, por exemplo - como podem ser severos, culminando no corromper de ficheiros importantes que o levam a perder tudo o que tinha guardado nele.
Ataque cibernético: Hackers
A grande maioria das pequenas empresas é vítima de ataques cibernéticos pela crença de que não são importantes o suficiente para serem hackeadas. Contudo, a maioria dos ataques acontece não baseados na posição da empresa mas simplesmente na sua segurança. A falta dela ou uma segurança demasiado básica, torna-o vulnerável e pode terminar por perder tudo o que tem, incluindo a sua loja online ou blogue.
Atualizações com erros
Pode acontecer que durante uma atualização de software, este sofra com erros que tanto podem revelar poucas consequências, como podem obrigá-lo a formatar o computador sem conseguir fazer uma cópia do conteúdo previamente.
Imprevistos
A queda da secretária, um terramoto, o despejo acidental de água ou café no computador, tudo isto são imprevistos que o podem prejudicar seriamente. De igual modo, se partilha a sua informação com uma equipa, é sempre possível que um deles apague ou altere determinado ficheiro acidentalmente.
Quanto ao modo de o fazer, as opções são variadas, desde o armazenamento físico tradicional (pens e discos externos) ao armazenamento em cloud (como o Backup and Sync). Em suma, esteja preparado para qualquer imprevisto, evitando perder todo o seu trabalho ou até todo o seu site.
OUTROS ARTIGOS:
Aprenda a terminar uma conversa amigavelmente
Como saber se deve investir num projeto de risco?