Redes Sociais: Como escolher o melhor tipo de Influencer para a sua marca
Lembra-se do tempo em que as redes sociais mais populares eram o Hi5 e o MySpace? E da altura em que eram usadas apenas por pessoas em busca de amigos ou usuários com interesses comuns? Já lá vai o tempo, é verdade. No início da última década, estas plataformas foram invadidas por marcas que perceberam o potencial de espaços como o Facebook, locais onde podem facilmente partilhar os seus novos produtos e serviços, encontrando novos clientes e mantendo-se em contacto direto com os antigos.
As estratégias de marketing para redes sociais estão sempre a mudar e deve aprender a adaptar o conteúdo dependendo dela. Porém, no final existem algumas tendências que se expandem a várias plataformas e os influencers são uma delas, encontrados tanto no Instagram como no Youtube e até no Facebook.
Influencers são pessoas que se dedicam a criar conteúdo para as redes sociais, angariando followers e parceiros - que usam os seus canais para promover produtos e serviços. Inicialmente ignorados por muitas marcas, estes profissionais fazem parte do processo de escolha de muitos consumidores, cujos os usam para procurar reviews e conselhos. Torna-se, por isso, fundamental que os considere na estratégia de marketing da sua empresa e, por consequência, que aprenda a distinguir qual o melhor para o seu propósito.
As conhecidas celebridades
Todos sabemos o que são celebridades: pessoas conhecidas a nível nacional ou internacional e cuja influência é esmagadora. Atores, músicos e modelos são alguns exemplos das profissões que aqui pode encontrar. A sua principal vantagem são os milhões de olhos postos neles mas, por outro lado, além de ser difícil chegar até eles, as promoções feitas por estes influencers podem ir tanto para interessados como não. Os produtos ideais para estes espaços são elementos do dia-a-dia, que todos usem, como produtos de higiene, comida, hóteis, restaurantes, entre outros.
Os tradicionais influencers
As celebridades são talvez as entidades mais conhecidas de plataformas como o Instagram mas não foram as primeiras a dar-lhes vida. Os influencers originais vão de fotógrafos a modelos independentes e outros profissionais que usam estes espaços para mostrar o seu trabalho, aproveitando para promover produtos e serviços de marcas parceiras. Para lhe dar um exemplo prático, este influencer pode ser um crítico de cinema, interessado em parcerias com canais de streaming ou televisão, salas de cinema, e até produtos de merchandise.
Indo para a especificidade com os micro-influencers
Este influencer é o crítico de cinema que se foca em filmes terror, conhecendo uma galeria abrangente destes títulos - um expert. À semelhança do influencer tradicional, este profissional é ideal para produtos e serviços que possam interessar ao consumidor da sétima arte e interesses semelhantes, sendo a “desvantagem” o menor número de seguidores. Contudo, se o seu produto é relacionado com o Halloween, por exemplo, esta é uma aposta.
Chegando ao nicho do nicho com os Nanoinfluencers
Depois de estudar sobre filmes de terror, este influencer decidiu dedicar-se às obras B de baixo budget e que nunca chegam às salas de cinema. Pode perguntar-se o porquê de criar uma parceria com alguém com um número baixo de seguidores, no entanto, este nicho é perfeito para o seu produto se ele tiver em mente um tipo de consumidor muito específico.
O tipo de influencer está diretamente ligado ao tipo de conversão que vai conseguir, por isso, deve refletir bastante antes de entrar em contacto com ele. Uma celebridade pode ser milhões de seguidores mas nem todos estarão interessados naquele jogo de tabuleiro com personagens de terror. Em contrapartida, dos 1000 seguidores do Nanoinfluencer, é provável que 90% ficarão curiosos para conhecer a sua marca.
Keywords: Influencer, Redes Sociais, Instagram, Facebook, Twitter, Youtube, NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo