Como saber se o cliente está realmente satisfeito com a sua loja online
Ainda que os comentários nas redes sociais e no seu website sejam bons indicadores das opiniões do cliente, existem alguns que nunca optam por comunicar diretamente consigo, levando-o a potencialmente perder compradores sem se realmente aperceber. Por isso, convém estar atento a alguns sinais importantes.
Verificar as visitas em menus como o dos contactos
Se ao comparar o número de visitas entre as páginas dos produtos e as páginas como o checkout ou o “sobre”, perceber que existe uma discrepância anormal, está na altura de rever o seu posicionamento. Menus demasiado complexos ou não pensados no público-alvo, farão com que ele desista de o contactar com uma dúvida, ou até de terminar as compras. Se deteta uma página com um número reduzido de visitas, preocupe-se em perceber rapidamente qual poderá ser a causa.
Manter o cliente livre de dúvidas
Uma caixa de comentários e uma secção de Perguntas Frequentes bem visível é indispensável a qualquer loja online. Assim que o cliente tem uma dúvida, a resposta deve estar a um breve passo pois a maioria das pessoas tendem a abandonar um site que lhe deixe reservas quando estas não podem ser abordadas diretamente.
Outra forma de evitar este problema, é ter a certeza de que a descrição e as características do produto estão bem introduzidas no seu site. Desde material, how to, funcionamento, requerimentos, a tamanho, tudo é fundamental quando se trata de descrever um produto.
Vendas em baixo
As visitas à sua loja online até estão estáveis mas o número de vendas é reduzido. Para além das dúvidas que podem estar a surgir, a sua empresa pode estar a ficar com má reputação. Hoje mais do que nunca, a maioria dos clientes prefere adquirir produtos de marcas utilizadas por amigos e familiares. Se você tiver um mau atendimento ao cliente, não responder a comentários, ou não descrever corretamente os produtos, rapidamente ficará com má reputação, algo que o irá prejudicar bastante.
Se o seu negócio depende das vendas online deve ter um cuidado muito detalhado com todos os aspectos que podem prejudicar esta plataforma. Nem sempre o cliente irá falar diretamente consigo sobre os problemas que encontra, por isso, ir verificando as visitas e pedir a opinião a terceiros sobre o seu layout torna-se indispensável.
OUTROS ARTIGOS:
Como saber se deve iniciar uma atividade profissional secundária
Questões que deve responder antes de abrir uma segunda loja