Como saber se o cliente está realmente satisfeito com a sua loja online


Ainda que os comentários nas redes sociais e no seu website sejam bons indicadores das opiniões do cliente, existem alguns que nunca optam por comunicar diretamente consigo, levando-o a potencialmente perder compradores sem se realmente aperceber. Por isso, convém estar atento a alguns sinais importantes.


Verificar as visitas em menus como o dos contactos

Se ao comparar o número de visitas entre as páginas dos produtos e as páginas como o checkout ou o “sobre”, perceber que existe uma discrepância anormal, está na altura de rever o seu posicionamento. Menus demasiado complexos ou não pensados no público-alvo, farão com que ele desista de o contactar com uma dúvida, ou até de terminar as compras. Se deteta uma página com um número reduzido de visitas, preocupe-se em perceber rapidamente qual poderá ser a causa.


Manter o cliente livre de dúvidas

Uma caixa de comentários e uma secção de Perguntas Frequentes bem visível é indispensável a qualquer loja online. Assim que o cliente tem uma dúvida, a resposta deve estar a um breve passo pois a maioria das pessoas tendem a abandonar um site que lhe deixe reservas quando estas não podem ser abordadas diretamente.


Outra forma de evitar este problema, é ter a certeza de que a descrição e as características do produto estão bem introduzidas no seu site. Desde material, how to, funcionamento, requerimentos, a tamanho, tudo é fundamental quando se trata de descrever um produto.


Vendas em baixo

As visitas à sua loja online até estão estáveis mas o número de vendas é reduzido. Para além das dúvidas que podem estar a surgir, a sua empresa pode estar a ficar com má reputação. Hoje mais do que nunca, a maioria dos clientes prefere adquirir produtos de marcas utilizadas por amigos e familiares. Se você tiver um mau atendimento ao cliente, não responder a comentários, ou não descrever corretamente os produtos, rapidamente ficará com má reputação, algo que o irá prejudicar bastante.


Se o seu negócio depende das vendas online deve ter um cuidado muito detalhado com todos os aspectos que podem prejudicar esta plataforma. Nem sempre o cliente irá falar diretamente consigo sobre os problemas que encontra, por isso, ir verificando as visitas e pedir a opinião a terceiros sobre o seu layout torna-se indispensável.


OUTROS ARTIGOS:

Como saber se deve iniciar uma atividade profissional secundária

Questões que deve responder antes de abrir uma segunda loja


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais