Saúde: Dicas para manter uma mente saudável

Saúde: Dicas para manter uma mente saudável

Existem várias atividades que pode incluir na sua rotina e que o irão ajudar a manter uma mente saudável.

24 de julho 2022

O stress do dia-a-dia, as horas extras de trabalho, o vício nas redes sociais, e os problemas do país e do mundo, levam-nos frequentemente a complicações no que toca à saúde mental, como o burnout e a ansiedade. Num mundo cada vez mais caótico, é importante descobrir formas de manter a sua mente estável e saudável.

Tenha uma rotina de exercício

Praticar exercício diariamente ajuda a melhorar a sua saúde física que, por consequência, auxilia a sua saúde mental. Este exercício não tem de ser algo complexo, podendo ser qualquer atividade que você goste, por exemplo, andar de bicicleta, correr, fazer trilha, entre outros.

Invista nas oito horas de sono

Não descansar adequadamente durante a noite pode ter consequências graves na saúde, não apenas stress, burnout ou ansiedade, como problemas de memória. O ideal é dormir oito horas e para o conseguir deve ter em mente alguns truques, como evitar ecrãs até uma hora antes de ir descansar (uma vez que estes emitem luz azul, responsável por acordar o nosso cérebro), tomar um banho relaxante à noite, ouvir música, ou ler um livro. Listar e agendar tudo o que tem de fazer no dia seguinte é também uma solução para aquele stress de final do dia, em que só se pensa na quantidade de trabalho que há pela frente.

Estimule o seu cérebro com atividades

Os videojogos são uma forma excelente de manter o seu cérebro ativo, obrigando-o a ter reflexos rápidos e a criar estratégias a cada minuto. Por outro lado, ler, fazer palavras-cruzadas ou puzzles, são outras atividades mais tradicionais mas igualmente úteis no que diz respeito a manter o seu cérebro estimulado. Esta é uma das melhores formas de evitar problemas a curto e a longo prazo, incluindo Alzheimer ou demência.

Explore o conceito do mindfulness

Ainda que muitas pessoas consigam manter-se longe do vício dos smartphones e tenham as suas técnicas infalíveis de relaxamento, os problemas de stress e ansiedade espalham-se cada vez mais, levando à popularidade de um conceito chamado mindfulness. Proveniente do sati, um elemento da tradição budista, o mindfulness é baseado em técnicas zen, tibetanas, e vipassanā, sendo o seu objetivo o de libertar a mente do praticante, relaxando-o.

Utilize o seu tempo livre para se manter saudável física e mentalmente. Lutar por um cérebro e uma mente estimulados e ativos, irá melhorar o seu presente, incluindo a sua produtividade, e o seu futuro, reduzindo as chances de doenças como o Alzheimer e até a demência, bem como outros problemas relacionados à memória e aos movimentos motores.

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