Teletrabalho: Os essenciais para um escritório em casa


Se é freelancer ou um profissional que teve de deixar o escritório tradicional para começar em teletrabalho, deixamos algumas dicas essenciais se acredita que está na hora de criar o seu espacinho dedicado, independentemente de ser uma divisão ou apenas um canto provisório na sua casa.


LEIA TAMBÉM: Os melhores computadores de trabalho para 2021


Defina um local fixo

Trabalhar hoje na cozinha e amanhã na sala não lhe permite concentrar-se corretamente. O espaço ideal é uma divisão completa, como um escritório familiar ou um quarto não usado. Para aqueles que não têm esta opção, aconselhamos um canto específico e fixo na sala ou na cozinha.


Reúna o material necessário

Nada pior do que começar o dia a recolher todo o material de trabalho, desde o computador que ficou no quarto, aos documentos que deixou na sala. Arrume tudo no seu espaço de trabalho e assim, quando chegar, basta apenas sentar-se e começar o dia descansado.


Liste as ferramentas em falta

Internet rápida, um computador moderno, acesso a plataformas como o Office 365 ou a bons antivírus são algumas das coisas de que poderá sentir a falta. Detalhes em que nem pensava no escritório tradicional mas que agora se tornam importantes. Liste tudo o que precisa e comunique às chefias.


Luz natural ou branca

Um ambiente mal iluminado, sem luz natural ou com luz amarela, irão obrigá-lo a esforçar o olhar, levando-o também a uma fadiga mais rápida pois a falta de luz diz ao seu cérebro que está na hora de dormir. Colocar a mesa ao lado de uma janela ou adquirir luz branca irá permitir-lhe ver melhor e ser produtivo durante mais tempo.


Uma mesa grande e uma cadeira confortável

A questão da mesa nem sempre é fácil de adaptar pois além de investimento é preciso espaço, contudo, tente ao máximo ter uma mesa onde possa colocar o computador e os documentos de que precisa sem estar sempre a empurrar ora uma coisa, ora outra. De igual modo, uma cadeira de cozinha normal serve o propósito mas as suas costas vão começar rapidamente a sentir as mazelas. Se possível, invista numa boa cadeira que lhe ofereça suporte e algo confortável onde permanecer durante longas horas de trabalho seguidas.


Com o tempo pode começar a otimizar o espaço de trabalho cada vez mais mas, numa fase inicial, estes são os essenciais de quem se vê obrigado a optar pelo teletrabalho apesar de não ter as melhores condições para isso. Adapte-se e crie uma área prática e produtiva.


Keywords: Teletrabalho, NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais