Trabalho Remoto: Como lutar contra as suas principais desvantagens


O trabalho remoto está a tornar-se cada vez mais popular, especialmente junto das novas empresas que procuram não apenas conseguir poupar no investimento num escritório físico, como também encontrar o talento de que precisam sem terem tantas barreiras. Quanto aos profissionais, este modelo de trabalho permite-lhes maior flexibilidade entre a sua vida pessoal e profissional, ao mesmo tempo que lhes oferece a oportunidade de trabalharem ao seu ritmo e onde desejarem, seja em casa ou num café vizinho.


Contudo, às muitas vantagens deste método juntam-se desvantagens com as quais muitos profissionais não contam e que podem, em última análise, prejudicar a sua produtividade e os seus resultados.


LEIA TAMBÉM: Empreendedorismo: Como criar um bom curso online


A comunicação nem sempre é mais fácil

Enquanto num escritório, precisa apenas de se deslocar ao gabinete ou ao cubículo do colega ou da chefia, quando se fala de trabalho remoto comunicar com quem precisa é um desafio, especialmente se a empresa não possui canais específicos e definidos previamente. O chat do Facebook e o Whatsapp são algumas das plataformas mais usadas, contudo, existem outras profissionais que se conectam ao ponto seguinte, nomeadamente, as oferecidas no Office 365.


O trabalho coletivo na era digital

Plataformas como o Office 365 trazem ainda soluções para outro problema - o trabalho coletivo. Se tem de produzir um relatório, uma apresentação, ou outro tipo de documento em equipa, a solução passava por um membro terminar a sua parte e passar tudo ao colega seguinte ou proceder à escolha de um membro que juntaria todo o trabalho. No entanto, com as novas tecnologias, vários membros podem estar a trabalhar em simultâneo no mesmo documento e podem inclusivamente trabalhar em programas cujo resultado pode ser facilmente transportado para esse documento “online”.


Ser produtivo pode ser mais desafiante

Quando não tem um chefe ou um colega a passar por si, é fácil desleixar-se e deixar acumular trabalho, levando-o a não conseguir executar tudo em tempo útil ou da melhor forma. É preciso procurar formas de se controlar e de organizar bem o tempo. Sim, pode ir lanchar com os amigos ou à sessão da tarde, contudo, verifique que trabalha horas extra, antes ou depois, e que de que não possui nenhum e-mail ou nenhuma chamada que tenha de ser feita à mesma hora. Coloque-se um horário de trabalho como teria num escritório e verá que será mais fácil trabalhar sem deixar tarefas para as altas horas da noite ou para os dias de folga.


Isolar-se é infelizmente mais fácil

Quem trabalha remotamente tem uma maior tendência a mergulhar no seu trabalho, fazendo-o por mais do que as horas tradicionais e acabando por se isolar de família e amigos pois “ainda tem umas coisas que gostaria de terminar”. Nunca deixe de aproveitar as suas folgas mesmo quando tem trabalho extra para terminar e invista em falar com os seus colegas mesmo que pelos chats.


LEIA TAMBÉM: Empreendedorismo: Como escolher uma cidade para abrir negócio


Prepare-se para os desafios deste novo modo de trabalho e tire o maior partido dele! O tempo que gastaria em deslocação pode ser agora investido em cursos que o ajudem a melhorar o seu currículo ou até em hobbies para os quais não tinha tempo antes. Quando aproveitado da melhor forma, o trabalho remoto consegue aumentar a sua produtividade e os seus resultados, não se esqueça disso.


Keywords: Trabalho Remoto, Office 365., Nómada Digital, Digital Nomad, NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais