Trabalho Remoto: O que procurar num profissional remoto (teletrabalho)


Milhares de empresas por todo o mundo, incluindo gigantes como a Google, o Facebook e o Twitter, já estão a optar pelo trabalho remoto, permitindo que os seus profissionais trabalhem a partir de casa ou que iniciem os seus percursos como nómadas digitais. No entanto, nem todas as pessoas se adaptam bem ao teletrabalho devido aos seus desafios próprios. Tendo isto em conta, quais as valências que deve procurar em alguém que terá de trabalhar remotamente?


Leia também: Chefia: Como motivar a sua equipa em trabalho remoto (teletrabalho)


Saber estar sozinho

Enquanto o trabalho à distância é algo natural para muitas pessoas, para outras a falta de contacto físico diário com colegas e chefias resulta em consequências negativas, incluindo quebra de produtividade e até depressão. Procure um profissional que consiga trabalhar em relativa solidão, alcançando até uma maior produtividade por isso.


Conhecer as novas tendências da tecnologia

Levar para o remoto, um profissional que tem dificuldade em trabalhar com computadores e plataformas como o Office 365 ou o Google Drive, acabará certamente em problemas. Conhecer os melhores antivírus, saber como se manter ciberseguro, ser capaz de expressar o problema que tem na frente, tudo isto é importante. Claro, lembre-se que pode sempre investir na formação do profissional, ajudando-o nesta transição.


Uma boa comunicação

Comunicar-se com o outro nem sempre é fácil, especialmente se esta interação não for cara-a-cara, perdendo elementos fundamentais como os gestos e as expressões faciais. Quando a comunicação acontece apenas através de chat, telemóvel ou e-mail, é fulcral saber usar cada ferramenta da melhor forma. De um modo geral, tenha atenção que deve usar chamadas para assuntos complexos, chats para mensagens curtas e simples, e-mails para assuntos fáceis de expor mas cujo teor é demasiado grande para um chat.


Saber trabalhar em equipa

Sim, ainda que o profissional vá trabalhar “sozinho”, a verdade é que o trabalho colaborativo é aqui mais importante do que nunca. Respeitar prazos, usar as plataformas de comunicação devidas, saber falar de tópicos informais com os colegas de forma a criar laços, aprender a ler o tom de conversas digitais, tudo isto é indispensável.


Leia também: VPN: O que é? Como funciona?


Saber encontrar um profissional capaz de trabalhar remotamente é essencial à sua empresa. Ao fazê-lo, saberá aproveitar ao máximo a produtividade de toda a equipa, mantendo-a feliz e realizada.


Keywords: Trabalho Remoto, Teletrabalho, NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais