As vantagens de tirar férias para descansar enquanto empreendedor


A falta de tempo ou a dificuldade em passar algumas das suas tarefas a um colega são as desculpas mais frequentes dos empreendedores que acabam por não tirar férias durante todo o ano. Porém, existem cada vez mais estudos que demonstram as várias vantagens que as férias, ou o descanso em geral, têm para a sua produtividade. Se pensa que não precisa de férias, descubra como isso não é necessariamente verdade.


Possibilidade de aprender novas coisas

O tempo livre, fora das tarefas do trabalho, oferece-lhe a oportunidade de pegar num livro, ouvir podcasts, ou até mesmo refletir sobre os desafios que já encontrou. Tudo isto é perfeito para o ajudar a desenvolver novas estratégias e novos conhecimentos que irão melhorar a sua produtividade.


Aumenta a sua produtividade pós-férias

Descansar o seu cérebro e o seu corpo irão deixá-lo mais relaxado. Por conseguinte, quando regressar ao trabalho verá a sua produtividade aumentar, assim como a sua criatividade. Quer você goste ou não, todos precisamos de descansar especialmente quando trabalhamos com pressão constante, como é o caso dos empreendedores.


Ajuda-o a definir o que realmente é importante

Ao descansar irá também fazer uma espécie de “reset” à sua rotina. Quando regressar será capaz de definir o que realmente é importante, as tarefas que devem ser feitas primeiro. Mais do que se sentir ocupado, algo com que muitos empreendedores sofrem, irá perceber o que o torna produtivo.


Terá tempo para pensar em projetos pessoais

Se já lhe passou pela cabeça iniciar uma profissão secundária, uma side hustle, as férias são a melhor altura para delinear de que modo pode seguir com o seu sonho. Crie um plano de trabalho, um orçamento inicial, procure informações fundamentais, e aventure-se numa altura em que tem tempo para o fazer. Não se esqueça, claro, de organizar o seu tempo para que após terminadas as férias, consiga equilibrar as duas atividades.


Organize antecipadamente as suas férias e aproveite o tempo de descanso seja ele no verão ou em qualquer outra altura. Tenha confiança na sua equipa e no trabalho dos seus colegas, descontraída, e recarregue as energias necessárias para continuar a executar as suas funções da melhor forma.


ARTIGOS RELACIONADOS:

Como se preparar financeiramente para as suas férias

Vá de férias sem que a sua empresa sofra com a sua ausência


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais