Videoconferência: 9 Truques para uma videochamada memorável


O Zoom, o Skype, o Discord e o Google Duo tornaram-se nos programas favoritos na hora de escolher uma plataforma para a realização de videoconferências, por isso, trazemos alguns truques que irão tornar a sua participação memorável. Isto é ideal especialmente se pretende conquistar um novo parceiro/cliente ou se se está a preparar para uma entrevista de emprego.


LEIA TAMBÉM: Videoconferência: Como se destacar na hora de falar


Tire uns minutos para conhecer as definições

Ter uma boa iluminação é fundamental, contudo, as definições padrão do programa podem retirar alguma da qualidade de imagem. Analise com cuidado as opções que tem à sua disposição e experimente alterar elementos como a luminosidade, o contraste e a cor. Por outro lado,, plataformas como a Zoom, permitem adicionar leves filtros que melhoram automaticamente a imagem.


Olhe para a câmara

A maioria de nós tem a tendência de olhar na direção do ecrã quando fala durante uma videoconferência mas, na realidade, se olhar diretamente para a câmara, irá transmitir confiança, captando a atenção de quem se encontra na chamada.


Tenha atenção ao seu redor

Uma cozinha, uma sala desarrumada, um jardim com vizinhos a brincar no fundo, tudo isto são erros que pode cometer involuntariamente. Procure um local sossegado e escolha um fundo profissional e com poucas distrações.


Ilumine o  rosto

Quando a luz vem de uma chamada ou até de um candeeiro de teto, o normal é você ficar algo na sombra, por isso, teste os seus candeeiros de mesa e ilumine o rosto, de modo a que fique bem visível. Se se prepara para participar em várias videoconferências, aconselhamos o uso de uma “ring light”, semelhante à usada pelos Youtubers.


Atenda com um sorriso

Uns segundos antes do início da chamada dê um sorriso e mantenha-o nos primeiros minutos da conversa. Quando se encontra com alguém cara-a-cara, o seu instinto é provavelmente de sorrir, colocando-se como uma pessoa amigável e bem-disposta, e o mesmo deve acontecer durante as videoconferências.


Atenção aos amigos de quatro patas (e outros animais de estimação)

Ter um animal de estimação perto de si pode oferecer alguns momentos de fofura apreciados pelos participantes da chamada, contudo, deve demonstrar o seu foco e respeito por quem está à sua frente. Além disso, evite ao máximo que o seu amigo felpudo faça barulho e distraia os intervenientes. 


Não vá de um evento para o outro diretamente

Terminado um webinar ou uma videoconferência, reinicie a plataforma escolhida. Muitas delas puxam muito pelos computadores e podem dar problemas com o passar do tempo se não forem reiniciadas, por exemplo, pode acabar com a chamada cortada, uma imagem de má qualidade, ou pode sofrer com o congelamento total do programa.


Opte pelos earbuds

Headphones são proibidos no que diz respeito a uma videoconferência profissional e o mesmo pode-se dizer dos auriculares. A segunda opção é mais adequada, sendo um acessório menos chamativo e mais elegante, contudo, reflita sobre a hipótese de adquirir os invisíveis earbuds - como os AirPods Pro da Apple ou os Galaxy Buds da Samsung


Não tenha receio de gravar as chamadas

Gravar as suas videoconferências tem uma grande vantagem: pode consultá-las sempre que necessário. Na hora de formular uma proposta, de se preparar para um follow-up, ou de demonstrar a um colega como correu o evento, pode usar esta ferramenta.


LEIA TAMBÉM: Produtividade: Produtos old-school que não pode dispensar


Uma boa presença traz vantagens como uma maior tendência do outro aceitar a sua proposta e uma maior probabilidade de ser contrato. Demonstre o seu profissionalismo nas videoconferências, tal como o faria numa reunião tradicional cara-a-cara.


Keywords: Videoconferência, Videochamada, Zoom, Skype, Discord, Google Duo, NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais