VPN: O que é? Como funciona?
Certamente já ouviu falar dos VPN, quer por colegas ou amigos, quer através dos inúmeros anúncios online. No entanto, provavelmente ainda não possui um serviço destes e nem sabe bem do que se trata. Por isso, ajudamo-lo a compreender o que é um VPN, como funciona e quais as principais vantagens.
O que é um VPN?
Um Virtual Private Network (VPN) pode ser traduzido como uma “Rede Privada Virtual” e consiste num serviço online que permite aos usuários transformarem uma ligação pública, numa ligação privada, mantendo-se protegidos de ameaças externas como o roubo de dados sensíveis (passwords, cartões de crédito, informações pessoais) e até espionagem do seu ecrã.
Como funciona este serviço?
Depois de instalar o seu VPN fica automaticamente protegido. As empresas fornecedoras deste serviço possuem vários servers espalhados pelo mundo, responsáveis por proteger milhares ou milhões de ligações como a sua.
Quando você liga o VPN, ele envia os seus dados (aqueles que identificam a sua localização e pontos de acesso) para um desses servers, cujos reenviam os dados de volta. Ao tentar aceder a um website, este receberá a informação de que você se encontra, por exemplo, na Suécia, ligando-se através de outro IP que não o seu. Você fica mascarado e quem tentar ter acesso a si, conseguirá apenas “dados falsos”.
É legal?
Não tem de se preocupar pois a aquisição de um VPN é completamente legalizada em Portugal, à semelhança de países como a Suécia, os Estados Unidos da América, o Reino Unido, a Espanha, a África do Sul, o Japão, e muitos muitos outros.
Para ter uma ideia, este serviço encontra-se banido somente na Coreia do Norte, no Turquemenistão, no Zimbábue, no Iraque, e na Bielorrússia. Quanto aos países que o permitem mas de forma restrita, estes são a China, o Irão, o Omã, a Rússia, a Turquia, e os Emirados Árabes Unidos.
Quais as principais vantagens?
Além de serem úteis aos profissionais que trabalham remotamente ou que se encontram em viagem constante, os VPN são também importantes para empresas e pessoas que trabalham em casa pois fornecem um muro de proteção extra, enquanto lhe permitem aceder a websites e a conteúdos de qualquer parte do mundo, mesmo que estes estejam disponíveis apenas no seu país de origem.
Outras regalias que não são óbvias à primeira vista são descontos internacionais (especialmente nas agências de viagens), uma ligação mais rápida, e acesso a websites bloqueados pelo país em que se encontra.
Como o adquiro e ativo?
Existem vários planos que se adaptam às suas necessidades. Pesquise e analise bem as ofertas e perceba o que se adequa a si. Depois de adquirido, basta instalar o VPN e ligar-se a ele, escolhendo um país específico ou um automático, gerado pelo fornecedor.
Quais os principais fornecedores?
Convidamo-lo a ler o nosso artigo dedicado a este assunto (aqui), mas os grandes nomes desta indústria em expansão são a NordVPN e a ExpressVPN. Adicionalmente, pode conferir junto do seu fornecedor de antivírus pois algumas marcas oferece já soluções de VPN, por exemplo, como é o caso da Panda Security e da Norton Antivirus.
Keywords: VPN, Virtual Private Network, Panda Security, Norton Antivirus, NordVPN, ExpressVPN, NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo