Website: O que realmente deve ter no seu “About” ou “Sobre”


Quando se fala da apresentação de um bom website, é normal pensar-se no design da homepage e na organização dos menus, contudo, existe um elemento muito importante que é por vezes esquecido ou concretizado sem o cuidado devido: falamos do “About” ou, em português, do “Sobre”. Se o cliente estiver com dúvidas acerca da sua loja online ou se quiser saber mais sobre si antes de efetuar uma compra, é a esta área que se desloca e a sua aparência pode fazê-lo abandonar a plataforma.


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Conte a sua história mas não se alongue

É natural querer partilhar um pouco da sua história, dos objetivos que pretende alcançar, dos problemas que quer solucionar, porém, quase ninguém vai ler um texto com mais do que dois parágrafos. Escolha bem as palavras e resuma este ponto importante de forma cativante e interessante.


Demonstre as suas vitórias sem receio

Entrevistas aos media, apresentações, presenças em eventos como a Web Summit, prémios que tenha recebido, um número importante de seguidores alcançados, tudo isto serve para demonstrar a sua legitimidade e o quão confiável é. Não tenha medo de mostrar visualmente a posição da sua marca e todas as suas vitórias, pois isso irá incentivar o cliente a adquirir os seus produtos.


Resuma o processo de compra e entrega

Ainda que os Millennials e os Zommers já saibam bem como funcionam as compras online, muitos consumidores não estão habituados a estas plataformas, nomeadamente, os membros da Gen X e os Baby Boomers. No entanto, estes clientes são ainda uma grande maioria que não pode ser ignorada. Para facilitar o seu acesso e compreensão de como funciona a compra e a entrega, resuma os passos de forma simples, por exemplo: escolha o produto, selecione um método de pagamento, indique a morada, e receberá o produto dentro de cinco dias. Não se esqueça também de sublinhar opções como Multibanco e Pagamento Contra Entrega, pois estes continuam a ser os métodos de pagamento preferidos de algumas gerações, por lhes oferecer um maior sentido de segurança dos seus dados e de confiança de que você é sério e irá de facto concluir a entrega.


Guie o utilizador para outra página de interesse

O possível cliente terminou de ler a sua página, e agora? Terá de voltar à homepage? Por onde deve começar a explorar a plataforma? Não deixe que seja o visitante a escolher os próximos passos pois, no final, ele poderá estar menos motivado a adquirir alguma coisa. Para evitar que isso aconteça, deixe bem claro qual a próxima página a visitar, por exemplo, a sua área de descontos e promoções, ou uma secção com os produtos mais vendidos.


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Os detalhes são normalmente mais importantes do que aparentam ser e fazem a diferença na hora de reter pessoas ou de converter leitores em compradores.  Não deixe nada ao acaso e não se esqueça de questionar os clientes sobre as alterações que gostariam de ver no seu website, tornando a experiência cada vez melhor.


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