Youtube: Como construir um canal profissional para o seu negócio


Nascido em 2005, o Youtube continua a ser a rede social de eleição na hora de partilhar vídeos com o mundo. Desde canais caseiros para a família, a grandes plataformas com milhões de visualizações mensais, este é o local para publicar conteúdo especial, como a chegada de um novo produto, uma entrevista com um parceiro ou membro importante, e até para se comunicar diretamente com o cliente através de Q&As e livestreams.


No entanto, se pretende dar um ar profissional e cuidado ao seu canal, não basta criar a conta e começar a partilhar os vídeos. Existem determinados elementos e informações que não pode deixar de adicionar, garantindo que quem o encontra percebe quem é, o que pretende, e qual a força da sua marca.


LEIA TAMBÉM: Youtube: Como melhorar a performance do seu canal?


Uma primeira imagem cativante

Tal como acontece em outras plataformas, o Youtube permite-lhe personalizar o seu espaço através de uma imagem de perfil (800 x 800 pixels) e de um header (2560 x 1440 pixels). Estas áreas devem ser bem pensadas e desenhadas por um profissional de forma a ficarem cativantes e informativas, sem se tornarem demasiado poluídas visualmente. São as primeiras peças que o visitante vê, por isso, capriche.


Adicione o máximo de informação possível

A morada, o website, o lema, a sua história, horários de funcionamento, e outras redes sociais - isto é informação que deve constar no perfil de Youtube, de forma a que o visitante saiba tudo sobre si e se sinta à vontade para adquirir produtos ou serviços. Não possuir os dados completos poderá levantar dúvidas de onde comprar ou de como descobrir mais sobre si.


Os trailers não são apenas para os filmes

Um trailer é ideal para apresentar sucintamente a sua marca, a sua loja física, o backstage do escritório ou até o seu mais recente produto. Mostre quem é e o que as pessoas podem ganhar se optarem por si: material de boa qualidade, uma equipa simpática, uma marca de topo. Como dica, não use apenas imagem de stock. Contrate um profissional que possa gravar live-footage, assim como editar o vídeo final.


Organize o conteúdo por playlists

Novos lançamentos, entrevistas e Q&As ao vivo fazem parte do conteúdo que pode ter regularmente e, para o organizador, deve criar playlists. Deste modo, os seguidores - novos e antigos - conseguem encontrar o que pretendem quando navegam pelo canal.


LEIA TAMBÉM: Youtube: Dicas para melhorar o seu ranking na plataforma


No final, resta-lhe convidar amigos, família e atuais clientes a seguirem a sua página, respondendo aos comentários e mantendo-o a conta ativa com conteúdo frequente. Lembre-se também que estes vídeos podem ser embebidos em artigos no seu website ou partilhados em outras redes sociais como o Facebook e o Twitter.


Keywords: Youtube, Redes Sociais, NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais