Empreendedorismo
Como abrir um Bar de Praia
Mar, gargalhadas, refrescos, diversão – estas são palavras que passam imediatamente pela cabeça de empreendedores que desejam abrir um bar de praia.
Todavia, e além de longas horas de trabalho, ausência de férias e atenção a todos os detalhes que surgirão quando o projeto estiver em andamento, é ainda necessário ser muito metódico e determinado na preparação para a abertura do espaço, sendo necessária a máxima atenção desde o planeamento do projeto e efetivação da concessão de exploração, até ao estabelecimento de decisões de gestão, financiamento, entre outras.
Em baixo enumeramos alguns dos pontos mais importantes a levar em conta para quem estiver a considerar concorrer a uma concessão de exploração de um bar de praia.
Candidatura a Concessão de Exploração de Bar de PraiaNormalmente, os concursos para concessão de exploração de um Bar de Praia (já existente) são levados a cabo pelas Câmaras Municipais. Esta é uma oportunidade de apresentar um projeto sólido e com perspetivas de futuro sem ter de obrigar à construção de raíz.
As especificidades das candidaturas variam de acordo com o município, mas de um modo geral é requisitado o envio de Currículo, valores propostos para a exploração e maquete do projeto para o bar. Neste último ponto é importante dar prioridade a planos de negócio e marketing completos (concordantes com as áreas e equipamentos já existentes no bar), por forma a ver o seu projeto valorizado.
Plano de NegóciosDesenvolva um plano de negócios com especial enfoque nas informações sobre: filosofia de projeto (o que é, missão, a quem se dirige, etc.), análise de concorrência, relações públicas e marketing, projeções de lucro e orçamento, obras necessárias, perfil de gestão.
Plano de MarketingDesenvolva um plano de Marketing tendo como objetivo máximo a conquista de clientes e a promoção do negócio e do que este tem a oferecer. A incluir no plano: análise diagnóstico, análise SWOT, definição de objetivos, opções estratégicas, marketing-mix e plano financeiro.
LicenciamentoDecreto-Lei n.º 48/2011 de 1 de Abril – Licenciamento Zero. Este decreto-lei surge no âmbito do Simplex e vem eliminar os pedidos de licenças, autorizações, vistorias e condicionamentos prévios para atividades específicas, substituindo-os por ações sistemáticas de fiscalização a posteriori e mecanismos de responsabilização.
O empreendedor necessita assim apenas de comunicar a abertura do seu negócio e declaração de responsabilidades ao Balcão do Empreendedor via internet ou em qualquer balcão das Lojas da Empresa.
LegislaçãoOs principais documentos legais a levar em grande conta na atividade de restauração – onde a abertura de um bar se encontra incluída – são os seguintes:
-
Lei n.º 60/2007 de 4 de setembro – referente à realização das obras de construção, alteração ou modificação;
-
Decreto-Lei n.º 234/2007 de 19 de junho – regime jurídico da instalação e funcionamento dos estabelecimentos de restauração ou de bebidas;
-
Decreto Regulamentar n.º 20/2008 de 27 de novembro – requisitos estruturais e funcionais que estabelecimento de restauração deve possuir (cozinhas, copas, instalações sanitárias, entre outras);
-
Decreto-Lei n.º 67/98, de 18 de março – define todas as questões relacionadas com a higiene e segurança alimentar.
-
Regulamento (CE) n.º 852/2004 do Parlamento Europeu e do Conselho de 29 de abril de 2004 - referente às regras gerais de higiene dos géneros alimentícios.
Opções de FinanciamentoPrograma FINICIASociedades de Garantia Mútua Despesas de InvestimentoImóvel, se não incluído na propriedade (prateleiras, expositores, mesas, bancas);
Equipamentos eletrodomésticos, se não incluídos na propriedade (máquina de café, máquina de sumos, micro-ondas, tostadeira, torradeira);
Equipamentos eletrónicos, se não incluídos na propriedade (alarme, televisão, sistema de som);
Equipamentos de cozinha, se não incluídos na propriedade (pratos, talheres, travessas, caixas, copos, guardanapos, tábuas, frigideiras, panelas);
Instalações, se não incluídos na propriedade (loja);
Contratação de serviços;
Contratação de empregados ;
Documentação, legalização e licenciamento da empresa;
Custos FixosProdutos para venda (alimentos e bebida)
Salários
Renda de loja
Pagamento de empréstimo (se for o caso)
Consumíveis (água, luz, internet, telefone)
Contabilidade
Marketing
Recursos humanosEmpregado/a de balcão
Empregado/a de mesa
Cozinheiro/a
Assistente de cozinha
Nadador Salvador (2 por cada 100m de concessão)
Contactos ÚteisAutoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE)Turismo de PortugalDireção-Geral da EmpresaDireção-geral de SaúdeAutoridade para as Condições do TrabalhoAssociação para Certificação de ProdutosCodex alimentariusDirecção-Geral do ConsumidorAssociação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO)