Empreendedorismo
Como abrir uma Loja de Segunda Mão
No contexto atual da crise e da dificuldade na prosperidade de novos negócios, têm sido as lojas de segunda mão a dar azo a algumas das carreiras de maior sucesso na corrente empreendedora.
Juntando o apertar do cinto financeiro com a procura crescente de artigos vintage, as lojas de segunda mão que sejam bem fornecidas e geridas têm grande potencial para gerar lucro, já que, inclusive, é mais barato abrir uma delas do que uma loja tradicional.
Este guia compila uma série de informações e elementos de importância crucial na consideração e planeamento dos interessados em abrir uma loja de segunda mão.
Plano de NegóciosDesenvolva um plano de negócios com especial enfoque nas informações sobre: filosofia de projeto (o que é, missão, a quem se dirige, etc.), análise de concorrência, relações públicas e marketing, projeções de lucro e orçamento.
Escolha de LocalizaçãoNo que respeita à localização da loja, existem alguns fatores a ter em conta, como o público-alvo, o tipo de artigos vendidos e o orçamento. Na grande maioria dos casos, e tratando-se de um negócio novo, é natural que procure um espaço de venda já existente que possa alugar, arrendar ou comprar. Deve procurar um espaço minimamente amplo, bem iluminado e com bom espaço de montra.
EspecializaçãoExistem vários tipos de lojas de segunda mão, que se especializam em diferentes tipos de artigos. Alguns dos exemplos mais comuns são:
- Loja de Antiguidades
- Loja de Caridade
- Livraria
- Mobiliário
- Roupa vintage/segunda mão
- Brinquedos
- Itens de coleção
Visite as lojas da concorrência nas redondezas para perceber melhor se deve abrir uma loja mais variada ou especializada num tipo de artigos.
Licenciamento / LegislaçãoDecreto-Lei n.º 48/2011 de 1 de abril – Licenciamento Zero. Este decreto-lei surge no âmbito do Simplex e vem eliminar os pedidos de licenças, autorizações, vistorias e condicionamentos prévios para atividades específicas, substituindo -os por ações sistemáticas de fiscalização a posteriori e mecanismos de responsabilização.
Portaria 791/2007 - o local não necessita de obras e tem licença de utilização para comércio.
Portaria 789/2007 - o requerente responsabiliza-se pelo que é legalmente exigido quanto à instalação e funcionamento do estabelecimento.
Obtenção de produtos para vendaA obtenção de produtos para venda numa loja de segunda mão é relativamente diferente de outras lojas, onde basicamente se lida com fornecedores apenas. No caso específico destas lojas, existem várias formas de obter artigos para o seu espaço:
- Amigos e familiares;
- Feiras;
- Outras lojas de segunda mão;
- Lojas online (ex:
eBay,
Coisas,
OLx);
- Organizar doações;
- Vendas de rua/garagem;
- Centros de Distribuição;
- Clientes.
Neste último caso, é importante estabelecer políticas de venda para a loja, incluindo, por exemplo, as marcas aceites, condições mínimas aceitáveis dos artigos, como é que os artigos são avaliados e como é que se processará a compensação dos clientes – crédito em loja ou dinheiro.
Despesas de InvestimentoImóvel (prateleiras, expositores, mesas, bancas)
Equipamentos (manequins, etiquetas, computador, máquina registadora, equipamento de escritório e limpeza, decoração de loja)
Instalações (loja)
Contratação de serviços
Contratação de empregados
Documentação, legalização e licenciamento da empresa
Custos FixosProdutos para venda
Salários
Renda de loja
Pagamento de empréstimo (se for o caso)
Consumíveis (água, luz, internet, telefone)
Contabilidade
Marketing
FinanciamentoApoios e Incentivos públicos ou comunitários – QREN, IEFP, IAPMEI
Empréstimos bancários
Leasing
Microcrédito
Sociedades de Garantia Mútua
Capitais Próprios
Recursos humanosEmpregado de Loja
Serviço de Limpeza (opcional)