Empreendedorismo

Alavancagem


Um homem comum não consegue levantar um peso de 200kg, mas se construir uma alavanca com uma barra e um ponto de apoio, consegue. Este é o mesmo princípio da alavancagem aplicada ao universo dos negócios, onde se operam volumes financeiros acima do património do investidor.

 

Assim, o termo alavancagem respeita ao uso de vários instrumentos financeiros ou recursos de terceiros para aumentar o retorno potencial das operações da empresa. Todavia, é muito importante reter que a alavancagem tem um efeito ampliador tanto dos ganhos como das perdas – estratégia de elevado risco.

 

São as principais formas de alavancagem:
- Alavancagem Operacional: aumento da capacidade de transformar a estrutura produtiva em resultados. Pode ser medida através de rácios como rentabilidade do ativo, rentabilidade de custos fixos e margem bruta.
- Alavancagem Financeira: sucede quando a empresa recorre a dinheiro emprestado para aumentar o seu volume de produção e, consequentemente, as vendas e lucros. É medida como a proporção da dívida de ativos totais – quanto maior a dívida, maior a alavancagem.

 

A utilização da alavancagem (quer seja financeira ou operacional) dá a possibilidade à empresa de aumentar lucros e escala. No entanto, deve sempre recordar-se que grandes níveis de alavancagem trazem consigo elevados riscos.

 

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais

Agenda

Eventos na área do Empreendedorismo

Saber mais