Empreendedorismo

Cadeia de Valor


Para analisar as atividades que permitem às empresas criar vantagem competitiva, é muito útil estruturar a empresa como uma rede de atividades que criam valor. Nesse sentido, Michael Porter identificou um conjunto de atividades comuns a várias empresas, que resultou no seguinte modelo:


Considera-se aqui:
- logística de entrada: receção, armazenamento e gestão de materiais;
- operações: atividades que transformam a matéria-prima no produto final;
- logística de saída: atividades ligadas ao transporte e entrega do produto ao consumidor;
- marketing e vendas: estratégias que levarão o consumidor a comprar o produto:
- serviço pós-venda: atividades para manutenção e aumento do valor do produto (apoio ao cliente)

 

O objetivo destas atividades é gerar valor que ultrapasse o custo do fornecimento/oferta do produto/serviço, gerando assim uma margem de lucro. (Nota: as cinco categorias são genéricas e podem incluir atividades específicas que variam de indústria para indústria).

 

Análise da Cadeia de Valor
Para melhor compreender as atividades que possibilitam a existência de uma vantagem competitiva, o empreendedor deverá começar por identificar a cadeia de valor genérica, e só apenas depois começar a identificar as atividades específicas da empresa.

Uma vez bem estabelecidas as atividades, devem estabelecer-se ligações entre estas, tendo em conta que se considera existir relação entre ambas se o custo de uma afetar o custo de outra. A vantagem competitiva pode ser obtida através da otimização e coordenação de atividades relacionadas.

Por fim, a cadeia de valor é ainda muito útil em decisões ligadas ao outsourcing. Compreender as ligações entre atividades a decisões de “make-or-buy” mais fundamentadas que poderão contribuir como uma vantagem de custo ou diferenciação.

 

O sistema de Valor
A cadeia de valor da empresa liga-se às cadeias de valores dos fornecedores acima e dos compradores abaixo. O resultado é uma maior corrente de atividades que podem ser conhecidas como sistema de valor. O desenvolvimento de uma vantagem competitiva não depende apenas da cadeia de valor de uma empresa, mas também do sistema de valor do qual faz parte.

 

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais

Agenda

Eventos na área do empreendedorismo

Saber mais