Empreendedorismo

CAPM - Capital Asset Pricing Model


Avaliar a relação entre o risco e rendibilidade é de extrema importância no que toca às finanças empresariais. Medir os riscos dos ativos, designadamente dos títulos transacionados nos mercados de valores mobiliários, e analisar o perfil de risco dos investidores são questões que se colocam desde logo.

 

O CAPM (Capital asset pricing model) é um dos modelos mais utilizados para calcular o custo/rendibilidade do capital próprio de uma empresa. O modelo observa o risco e as taxas de retorno e compara-os ao mercado de valores global. Este modelo permite aos gestores de empresas determinar a taxa de retorno teórica dos investimentos que essa empresa terá que apresentar de modo a corresponder às expectativas dos investidores.

 

Este modelo foi criado por Jack Treynor, William Forsyth Sharpe, John Lintner e Jan Mossin e assenta nos seguintes pressupostos:
- Os investidores são racionais e estão dispostos a aceitar taxas de retorno esperadas como medidas de compensação do risco;
- Os investidores desejam que o risco seja o menor possível;
- Os mercados são competitivos;
- Há vendedores e compradores sem poder para influenciar o mercado;
- O horizonte habitual dos investimentos é de um ano.

 

O modelo CAPM é polémico e alvo de bastantes críticas mas, atualmente, é o mais adequado na teoria financeira para os empreendedores que necessitem de um plano de negócio.

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Agenda

Eventos na área do Empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais