Empreendedorismo

Cash Flow


Há muitas empresas que se preocupam, e bem, com a qualidade do produto, preço, serviço ao cliente e outras áreas importantes. Porém, há uma que é muitas vezes subvalorizada. Tal é o caso do cashflow. É claro que quando o cashflow é positivo, a questão não se coloca.

Mas quando, pelo contrário, a empresa vive dias de cashflow negativo, o problema pode tornar-se sério. As contas deixam de ser pagas a tempo, recorre-se a crédito para as pagar, acumulando dívidas e a falência pode ser um dos resultados.

O que é, afinal, o cashflow? É simples. É o balanço final entre o dinheiro que entra e que sai de um negócio. Mas como evitar que as contas da empresa fiquem desequilibradas? Eis três ideias base.

Previsões
A melhor forma de não descontrolar as contas é ter sempre em conta as estimativas e previsões do dinheiro que se tem e do que se vai ter todas as semanas e meses que estão pela frente. Só assim que se consegue ter uma ideia se a gestão corrente é a melhor para o negócio.

Termos do negócio
Por mais que a empresa fature, se os clientes não pagarem a coisa não funciona. Por isso, importa verificar se as condições de pagamento contratualizadas com os clientes estão a funcionar. Se os recebimentos a 30, 60, 90 dias ou mais é qualquer coisa que o negócio pode suportar. Se não, urge que se mude de imediato.

Disciplina
Outra forma de controlar o cash flow é praticar a disciplina no que respeita a gastos. Parece básico mas mais vale prevenir antes de se entrar em desequilíbrios entre dinheiro a entrar e a sair.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Como valorizar a sua empresa

Aplicações móveis para melhor gestão

 

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Agenda

Eventos na área do Empreendedorismo

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais