Empreendedorismo

CEO


Já todos ouvimos falar do “CEO de uma empresa”, mas a verdade é que há ainda muitas dúvidas sobre o que o termo significa e quais as funções que lhe estão associadas.

 

O CEO é o chief executive officer de uma empresa, ou seja, o presidente executivo/diretor geral – não confundir com Chairman (do conselho de administração, mas que não tem quaisquer funções de natureza executiva) – e o cargo mais elevado na hierarquia de uma empresa.

 

Essencialmente, o CEO é responsável pelas operações e performance da empresa, sendo geralmente distinguindo como o líder da mesma (e, por conseguinte, responsável pelo sucesso ou insucesso da mesma), e serve como o elo de ligação entre os diretores e os diversos departamentos da empresa - as suas funções são abrangentes e é o principal responsável pela integração de diversas funções empresariais: produção, comercial, finanças, recursos humanos, entre outras.

 

Normalmente, o CEO assume também a responsabilidade de definir a estratégia da empresa e as políticas de gestão que melhor poderão conduzir a empresa ao lucro e ao sucesso. 

 

ARTIGOS RELACIONADOS

CFO

CTO

Liderança

 

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Agenda

Eventos na área do Empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais