Empreendedorismo

Cross-selling e up-selling


O cross-selling é uma técnica de vendas onde o vendedor tenta levar os seus clientes existentes a comprar outros produtos e serviços (normalmente complementares), além daqueles que originalmente desejava.

 

Exemplo: numa hamburgueria, pede um hambúrguer com queijo e o vendedor propõe-lhe a compra de um menu, que, por um valor relativamente mais elevado, oferece também batatas fritas e bebida.

 

Benefícios: otimização de receitas, aumento da fidelização, aumento do valor para o cliente.

 

O up-selling é uma outra técnica de vendas na qual o vendedor tenta levar o cliente a comprar bens mais caros, superiores, e com mais extras e outras opções de forma a produzir uma venda mais rentável.


Exemplo: numa hamburgueria pede um menu normal e oferecem-lhe o menu grande, que tem um acréscimo de preço módico.

 

Benefícios: encurtamento do ciclo de vendas e otimização de pedidos, obter compromissos de compra, aumento da penetração de mercado, consolidação da empresa no médio e longo prazo.

 

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