Empreendedorismo

Declaração de Remunerações


A declaração de remunerações (DR) é um documento onde “constam todas as quantias pagas ao trabalhador que são objeto de descontos e respetivas taxas contributivas aplicadas”, segundo a Segurança Social.

 

A entrega da DR é uma obrigação mensal das entidades empregadoras e desde 2013 que a entrega é feita através de um único canal de acesso, denominado Declaração Mensal de Remunerações (DMR), que permite às entidades empregadoras procederem, num mesmo momento, à entrega das Declarações de Remunerações à Segurança Social e da Declaração Mensal de Remunerações-AT à Autoridade Tributária e Aduaneira.

 

Estas obrigações declarativas podem ser cumpridas online, quer através do portal das Finanças, quer através do portal da Segurança Social, devendo as entidades empregadoras efetuar a entrega das Declarações a cada uma das entidades. A entrega deve ser efetuada até ao dia 10 do mês seguinte ao do pagamento ou colocação à disposição dos rendimentos do trabalho dependente, e eventuais erros devem ser corrigidos no prazo de 30 dias.

 

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Agenda

Eventos na área do Empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais