Empreendedorismo
Design Thinking
De acordo com Tim Brown, o Design Thinking é uma “abordagem centrada na natureza humana que se baseia nas ferramentas do designer para integrar as necessidades das pessoas, as possibilidades da tecnologia e os requisitos para o sucesso de um negócio”.
Pensar como um designer pode transformar a forma como as empresas desenvolvem produtos, serviços, processo e estratégia. Esta abordagem junta o que é desejável de um ponto de vista humano com o que é tecnologicamente fazível e economicamente viável. Adicionalmente, ainda permite a pessoas que não são formadas em design obter ferramentas criativas para adereçar uma panóplia de desafios e obstáculos.
Este é um processo profundamente humano que bebe o melhor das nossas capacidades – algo que é esquecido por técnicas de resolução de problemas mais convencionais. Apoia-se assim na nossa intuição, capacidade de reconhecer padrões, construir ideias que são emocionais e funcionais, e expressar-nos por meios que vão além das palavras ou símbolos.
Existem três grandes etapas no processo de design thinking: inspiração (apresentação do problema e oportunidade que promove a procura de soluções), idealização (processo de gerar, desenvolver e testar ideias) e implementação (ideia é levada do projeto para o mercado).