Empreendedorismo
Franchising
O sistema de franchising é um modelo moderno de desenvolvimento de negócio que assenta na parceria entre uma empresa estabelecida (nacional ou internacional) e um terceiro, sendo concedido a este o direito de explorar os seus produtos e usar a marca comercial em questão.
O franchisado pode ser uma pessoa ou empresa que compra o direito de administrar uma unidade da marca, que é cedida pelo franchisador. Em troca, o franchisado paga o Direito de Entrada (normalmente na data de assinatura do contrato, cobrindo os custos de seleção e formação do candidato e equipamento da loja) e Royalties/Taxa Administrativa (valor pago mensalmente através de percentagem de faturação).
Entre as várias vantagens de implementação, destacam-se:
- Possibilidade de abertura de negócio sem experiência empresarial;
- Aproveitamento de notoriedade de marca já estabelecida no mercado;
- Formação inicial;
- Disponibilidade de ferramentas de gestão e canais de distribuição e logística existentes;
- Melhor acesso na compra;
- Apoio técnico;
- Sinergias na resolução de problemas.
O franchising oferece uma oportunidade muito real em potencial ao empreendedor, todavia, devem ser pesados os prós e contras. Recomenda-se que antes de qualquer decisão proceda a uma autoanálise, recolha do máximo de informação possível sobre o modelo em geral e das marcas específicas que se adequam ao seu objetivo.