Empreendedorismo

IES


A IES, ou Informação Empresarial Simplificada, representa uma nova forma de entrega, por via eletrónica, de obrigações declarativas de natureza contabilística, fiscal e estatística, que entrou em vigor em 2007 como parte integrante do programa SIMPLEX.

 

Até à entrada em funcionamento da IES, as empresas estavam obrigadas a prestar a mesma informação sobre as suas contas anuais a diversas entidades públicas, através de meios diferentes. No essencial, o cumprimento de cada uma destas obrigações implicava para as empresas a necessidade de transmitir informação substancialmente idêntica sobre as suas contas anuais a quatro entidades diferentes (conservatórias do registo comercial, Administração Fiscal, INE e Banco de Portugal) e através de vários meios diferentes. Com a criação da IES, toda a informação que as empresas têm de prestar relativamente às suas contas anuais passou a ser transmitida num único momento e por uma única via.

 

Nos casos em que o ano económico das empresas coincide com o ano civil, a IES deve ser entregue até 22 de julho. Quando não haja essa coincidência, o prazo vai até ao 15º dia do 7º mês seguinte ao fim do exercício económico (ex: se o exercício terminou em abril, tem até 15 de novembro para o entregar).

 

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Relatório e Contas

Obrigações da Prestação de Contas

 

 

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Agenda

Eventos na área do Empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais