Empreendedorismo

Internacionalização


São cada vez mais as empresas preocupadas em levar os seus produtos a outros mercados que não apenas o português. Mas quais as grandes vantagens e desvantagens da internacionalização?

 

VANTAGENS
- Diminuição de dependência do comércio interno: com a exportação de produtos, a empresa deixa de estar tão vulnerável aos resultados no mercado original (interno);
- Diminuição de dependência da sazonalidade: por exemplo, se a empresa vender artigos de praia, durante o inverno português pode continuar a vender para outros mercados que estejam no verão (ex: Brasil);
- Posicionamento mais fácil: uniformidade de estratégias facilita o posicionamento;
- Fortalecimento da posição da empresa: internacionalização permite maximização de vendas e aumento consequente de lucros;
- Sinergias: mais sinergias, particularmente no que respeita a criação de parcerias e obtenção de licenças.

 

DESVANTAGENS
- Recursos Humanos Especializados: para conseguir os melhores resultados num mercado desconhecido, a empresa terá de encontrar um colaborador habituado a esse meio externo;
- Obstáculos legais e administrativos: existem várias licenças e regulações específicas que podem afetar a atividade da empresa no estrangeiro;
- Especificidades dos Produtos: nem todos os produtos são sujeitos a exportação ou transportes de longas distâncias;
- Adaptação ao mercado: em alguns casos existe a necessidade de adaptar o produto existente ao mercado onde se entra, incorrendo-se em custos adicionais inesperados.

 

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Agenda

Eventos na área do Empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais