Empreendedorismo
Liderança
Existem diferentes tipos e estilos de liderança nos vários ambientes de trabalho – cada um com o seu conjunto de vantagens e desvantagens, e cada um mais ou menos entrosado na cultura e objetivos da empresa.
Laissez-Faire
Expressão francesa para designar o “deixa andar” – neste caso, refere-se a um líder que deixa os colaboradores seguirem com o seu trabalho sem que faça qualquer tipo de supervisão ou dê algum feedback. Apesar de poder funcionar num ambiente com empregados muito eficientes e bem treinados, o estilo “laissez-faire” não impõe uma posição de liderança, o que poderá levar a uma produção pobre, aumento de custos no sistema e perda de controlo da equipa.
Autocrático
Uma espécie de liderança ditatorial, onde o líder toma todas as decisões sem o input da equipa. Neste estilo, o líder tem total autoridade e poder de impor a sua vontade. Apesar de ser um estilo pouco querido entre os colaboradores mais criativos, pode ser útil no caso daqueles que necessitam de uma supervisão constante.
Participativo
Geralmente referido como o estilo de “liderança democrática”, valoriza as opiniões e pareceres da equipa e dos pares, reservando no entanto o processo de decisão final para o líder. Este é um estilo particularmente indicado para aumentar a moral e dedicação dos empregados, que poderão ver algumas das suas contribuições ou ideias serem aplicadas no seio da empresa.
Transacional
Sistema onde a equipa se dispõe a obedecer totalmente ao líder, que atribui recompensas ou castigos de acordo com a performance e cumprimento de objetivos. Neste estilo, o líder tem o poder de avaliar os resultados, treinar e corrigir a equipa.
Transformacional
Estilo de liderança muito dependente de uma grande dinâmica comunicacional da gestão para que os objetivos da empresa sejam atingidos. Estes líderes motivam a equipa e aumentam a eficiência e produtividade através da visibilidade e comunicação, delegando as tarefas mais pequenas a outros membros da equipa.