Empreendedorismo
Market Share
As alterações nas vendas nem sempre são indicadores relativos à performance de uma empresa em relação à sua competição – por vezes, estas mudanças podem ocorrer como consequência de mudanças no mercado ou das situações económicas.
A forma correta de medir então a performance de uma empresa relativamente à sua competição é calcular a proporção de mercado que essa empresa consegue captar. Essa proporção é chamada de market share, ou em português corrente, quota de mercado.
Quota de Mercado = Vendas da Empresa / Vendas totais no Mercado
Por exemplo, se considerarmos que uma loja de informática X local vendeu 25 computadores dos 60 que foram adquiridos numa localidade, então essa loja X detém uma quota de mercado de 0,42 = 42%.
Ter uma quota de mercado elevada tem vários benefícios: facilita o fornecimento de produtos e os seus custos, o que pode ajudar a aumentar as vendas por duas vias – stocks maiores e a aparência de um investimento seguro para o consumidor.
Todavia, há sempre outros pontos a ter em conta, como os investimentos exagerados em publicidade ou a incapacidade de responder à procura no caso de não haver grande investimento na empresa.
ARTIGOS RELACIONADOS
KPI
Matriz BCG: Exemplo Prático
Ciclo de Vida do Produto