Empreendedorismo

Market Share


As alterações nas vendas nem sempre são indicadores relativos à performance de uma empresa em relação à sua competição – por vezes, estas mudanças podem ocorrer como consequência de mudanças no mercado ou das situações económicas.

 

A forma correta de medir então a performance de uma empresa relativamente à sua competição é calcular a proporção de mercado que essa empresa consegue captar. Essa proporção é chamada de market share, ou em português corrente, quota de mercado.
 

Quota de Mercado = Vendas da Empresa / Vendas totais no Mercado

 
Por exemplo, se considerarmos que uma loja de informática X local vendeu 25 computadores dos 60 que foram adquiridos numa localidade, então essa loja X detém uma quota de mercado de 0,42 = 42%.

 

Ter uma quota de mercado elevada tem vários benefícios: facilita o fornecimento de produtos e os seus custos, o que pode ajudar a aumentar as vendas por duas vias – stocks maiores e a aparência de um investimento seguro para o consumidor.

 

Todavia, há sempre outros pontos a ter em conta, como os investimentos exagerados em publicidade ou a incapacidade de responder à procura no caso de não haver grande investimento na empresa.

 

 

 

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