Empreendedorismo

Marketing Mix


O Marketing-Mix é um conjunto de variáveis passíveis de serem controladas por uma empresa, e que são utilizadas para influenciar a resposta do consumidor a um produto ou serviço.O objetivo é que as decisões foquem os quatro parâmetros – produto, preço, distribuição e promoção – no consumidor/cliente no mercado-alvo, gerando valor e resposta positiva.

 

Os 4 Ps


- Product/Produto
Produtos e serviços oferecidos ao cliente, incluindo as suas especificações físicas, as suas funções, como se diferenciam dos produtos da competição e os benefícios que trazem.
Exemplos: variedade de produtos, design, embalagem, posicionamento.

 

- Price/Preço
A política de preço refere-se à definição de preço de um determinado produto/serviço e as condições associadas (descontos, por exemplo).
Exemplos: preço, descontos, prazos, condições de financiamento.

 

- Place/Distribuição
Onde a empresa vende os seus produtos e serviços e como os leva aos consumidores/clientes.
Exemplos: canais, cobertura, transporte.

 

- Promotion/Promoção
Métodos utilizados para comunicar as características e benefícios de produtos e serviços aos consumidores/clientes alvo.
Exemplos: publicidade, relações públicas, promoção de vendas.

 

A emergência de um 5º P
Já não são poucos os teóricos que acrescentam um 5º P aos quatro já existentes do Marketing-Mix: People/Pessoas. Este 5º elemento refere-se à forma como as competências, serviço e habilidades de quem trabalha numa empresa a diferenciam da sua competição.

 

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais

Inspirações

Livros, filmes, séries e jogos para inspirar o seu negócio

Saber mais