Empreendedorismo

Merchandising


A dificuldade e custo para atrair um novo cliente são muito maiores do que os esforços necessários para mantê-los.

 

Não aproveitar o momento em que o cliente está na loja é desperdiçar a grande oportunidade de o levar a comprar, porque é aí que se reúnem os três grandes elementos envolvidos na compra – o produto, o consumidor e o dinheiro.

 

O merchandising responde a essa necessidade, podendo ser definido como algo que disponibiliza o produto certo, ao preço certo, na hora e locais certos. Esta ferramenta envolve qualquer técnica, ação ou material promocional que proporcione informação e melhor visibilidade e valorização a produtos, marcas ou serviços, tendo como objetivo motivar e influenciar as decisões de compra dos consumidores.

 

O merchandising usa sobretudo a propaganda (divulgação de ofertas) e a promoção de vendas (promoções, brindes) para atingir os seus objetivos.

 

Principais passos de planeamento
- Definição do público-alvo;
- Análise do comportamento e hábitos de compra dos consumidores;
- Designe estratégias e formas de controlo e avaliação;
- Criação de estímulos adequados à compra e que façam passar boa impressão no ponto de venda;
- Elaboração de calendário promocional com datas mais importantes do ano para a empresa.

 

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