Empreendedorismo
Missão da Empresa
A missão é uma ferramenta tão importante como o plano de negócios embora seja muitas vezes negligenciada pelos empreendedores. São apenas umas sucintas frases mas são elas que vão guiar todas as decisões e escolhas estratégicas a partir do momento em que é elaborada. São também elas que representam o negócio não apenas para o empreendedor mas também para colaboradores, clientes, fornecedores e todos os que com ela contactam.
Posto isto, como se descreve a missão de um negócio? As respostas a estas questões vão ajudar.
Porque se está no negócio? O que se quer para si mesmo enquanto empreendedor?
Quem são os clientes? O que pode a empresa fazer por eles e de que forma pode contribuir para as suas vidas?
Que imagem quer a empresa passar? Que percepção se pretende que os outros tenham? Clientes, fornecedores, público em geral? Como criar essa percepção?
Que tipo de serviço se providencia? Todas as empresas dizem que providenciam o melhor serviço do mundo mas aqui é importante ser específico. Ou seja: o que define o serviço que se presta?
Qual o fator diferenciador? O que a distingue da concorrência? O que faz esta empresa melhor que as outras? Como usar a diferença de forma vantajosa?
Quais são os valores subjacentes à empresa? Qualidade? Honestidade? Inovação? O melhor será listá-los e, assim, clarificar a razão que presidiram à criação da empresa.
HTML Editor - Full Version
ARTIGOS RELACIONADOS
Posicionamento
Empreendedorismo Social