Empreendedorismo

Modelo de John Whitmore


Os objetivos são essenciais para definir resultados e o sucesso e estabelecer a direção correta das nossas ações e esforços para os atingir.
 
Apesar de estarmos já familiarizados com os objetivos SMART, o teórico John Whitmore sugere ainda que estes devem ser PURE (puros) e CLEAR (claros), de modo a aumentar a sua capacidade de motivar equipas e gerar resultados.
 
PURE
- Positively Stated (Positivamente estabelecido): objetivo deve ser estabelecido do ponto de vista positivo, por exemplo, fazer crescer vendas ao invés de parar o decréscimo de vendas;
- Understood (Compreendido): objetivo tem de ser claro e pouco ambíguo para ser eficaz;
- Relevant (Relevante): objetivo deve ser relevante e pertinente num contexto organizacional amplo;
- Ethical (Ético): um objetivo ético, além de correto, é mais passível de moralizar os colaboradores envolvidos na sua prossecução.
 
CLEAR
- Challenging (Desafiante): objetivos que apresentem um desafio têm um carácter motivador;
- Legal: objetivo deve estar de acordo com requisitos legais;
- Environmentally Sound (Ambientalmente Saudável): objetivos devem estar de acordo com uma empresa que cumpra responsabilidades sociais e ambientais;
- Appropriate (Apropriados): objetivos devem ser compatíveis e apropriados à missão, visão, imagem e contexto da empresa;
- Recorded (Registado): objetivos devem sempre ser registados no planeamento, ações e revisões de progresso, de modo a serem mais eficazes.

 

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Inspirações

Livros, filmes, séries e jogos para inspirar o seu negócio

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais