Empreendedorismo

O papel dos Recursos Humanos


RH é uma sigla comumente utilizada para designar os Recursos Humanos, também conhecido como Gestão de Recursos Humanos. Fundamentalmente, baseia-se na crença por parte das empresas, de que o elemento “empregado/colaborador/pessoa” é essencial no sucesso da empresa.

 

Assim, uma Gestão de Recursos Humanos eficaz corresponde à implementação de uma estratégia para impulsionar a inovação, a produtividade e valor da empresa através da mobilização da força de trabalho no sentido da excelência, vendo as pessoas como ativos da empresa, ao invés de custos.

 

A sua atividade é de crucial importância nos seguintes campos:

 

Recrutamento
O recrutamento e seleção têm a capacidade de oferecer um maior valor às empresas, e este processo deve ser cuidadosamente dirigido pela equipa de RH. É através deste que as empresas conseguem identificar colaboradores fortes, discernir os trabalhadores mais fracos, e escolher os melhores e mais adequados candidatos para uma entrevista de emprego.

 

Alocação de pessoal
É o ponto de partida para os RH. Aqui começam as discussões sobre o tipo de força de trabalho requerido e quais conjuntos de habilidades necessários para a empresa. É uma espécie de “lista de compras” dos funcionários.

 

Remunerações
Muitas vezes subestimado, o sistema de remunerações, que essencialmente respeita às recompensas financeiras dos seus colaboradores (salários, incentivos, benefícios, etc), pode fazer ou destruir uma empresa. Salários demasiado altos aumentam drasticamente os custos da empresa podendo coloca-la em risco de prejuízo, por outro lado, salários baixos podem levar a trabalhadores desmotivados e à incapacidade de atrair novos talentos necessários ao desenvolvimento da empresa.

 

Análise de funções
Constitui-se como o processo de identificação do conteúdo de um determinado trabalho/função na empresa em termos de atividades envolvidas e atributos necessários. É uma parte fundamental de todas as ações de RH, já que está envolvida nos processos de recrutamento e planeamento de carreira.

 

Formação e Desenvolvimento
Há um ditado popular sobre ir do ponto A ao ponto B, mas os RH têm uma variação do mesmo onde se propõem a pegar num colaborador de classe B para o transformar em colaborador de classe A, criando profissionais mais sólidos e fortes.

 

Relações industriais, de emprego e empregados
É o centro legislativo incorporado nos RH, oferecendo informações e aconselhamento sobre legislação do emprego, elaboração de documentos e gestão de riscos para a empresa.

 

Desenvolvimento organizacional
A mudança e o desenvolvimento nem sempre andam de mãos dadas, pelo que o Desenvolvimento Organizacional e a Gestão da Mudança são campos dedicados ao progresso planeado, para que a empresa possa apostar em novas oportunidades e superar novos desafios.

 

Análise de Resultados
Aplicação de processos e análise de resultados no que respeita a fatores envolvidos na atividade profissional dos colaboradores, como por exemplo há quanto tempo cada colaborador trabalha na empresa ou quantas baixas médicas ou férias pediu.

 

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais

Agenda

Eventos na área do Empreendedorismo

Saber mais