Empreendedorismo

Perfil do Empreendedor


Depois de analisada a ideia e percebida a sua viabilidade, importa perceber se o empreendedor tem as competências pessoais necesárias para a colocar em prática. E são estas as mais importantes. 

 

Tomada de decisões
Parece simples, mas não é. Tomar decisões é algo de que muitos empreendedores fogem, sendo essa uma má decisão em si mesma. Sobretudo, porque a vida é feita de pequenas escolhas diárias, ainda mais quando se tem um negócio. Marketing, financiamento, produção, vendas, recursos humanos, milhares de pequenas micro e macro decisões que fazem parte deste caminho maior de se tornar um empreendedor. 

 

Lidar bem com pessoas
Seja qual for o negócio existirão sempre pessoas envolvidas. E mesmo que não se seja a mais extrovertida de todas é muito importante ter jogo de cintura para lidar com tudo o que envolve as relações humanas. No caso de um empreendedor, é ainda mais importante. Porque numa empresa, as pessoas são quase tudo, sejam colaboradores, fornecedores, clientes ou investidores.  Esta caraterística é, muitas vezes, o que está de permeio entre o sucesso e o insucesso de um negócio. 

 

Planeamento
A capacidade de olhar para o futuro e traçar caminhos para chegar a objetivos é uma competência chave. Um planeamento eficaz, junto com ações concretas, é o que guia a empresa rumo ao sucesso.

 

Organização
O bom empreendedor sabe onde obter e como gerir e armazenar todos os seus recursos (materiais, humanos, financeiros e tecnológicos) com vista  à otimização do desempenho do negócio.

 

Determinação

Cultivam o inconformismo, enfrentam as adversidades de frente e comprometem-se totalmente com o seu projeto. 

 

Vendas
 Um empreendedor que não queira, ou não faça, vendas está a caminhar rumo ao falhanço. Como responsável de um negócio o empreendedor não tem que se comportar como os vendedores à antiga mas terá de encontrar uma forma de promover os seus serviços ou produtos de forma efetiva. Embora as vendas não se limitem aos clientes (no início há a venda da ideia, do plano de negócio a investidores e outras ações que tais) quanto mais as vendas forem bem sucedidas mais bem sucedido será o negócio.

 

Relações
Os empreendedores conseguem construir uma rede de contactos capaz de o ajudar em diversos cenários do ambiente interno e externo da empresa. 

 

Comunicação

A capacidade de comunicar é a caraterística que cola e junta todas as outras. Se o empreendedor não possuir esta competência nenhuma das outras será completamente desenvolvida.

 

Visão

Conseguem olhar sobre o futuro do negócio e da sua vida, e têm a habilidade de conseguir fazer as coisas acontecer.

 

Liderança
Ao valorizarem, estimularem e recompensarem os pares, são respeitados e queridos por eles, gerando a possibilidade da formação de uma equipa sólida à sua volta.

 

Riscos calculados
 O verdadeiro empreendedor assume e sabe gerir o risco, pesando as várias oportunidades para o sucesso.

 

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Agenda

Eventos na área do Empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais