Empreendedorismo

Pesquisa de Mercado


A pesquisa de mercado representa o processo de reunião, análise e interpretação de informação sobre um mercado, produto ou serviço, e sobre os consumidores passados, presentes e potenciais para determinado produto ou serviço. Este processo permite então investigar as características, hábitos de consumo, locais e necessidades do público-alvo de determinado negócio, a indústria no geral e os adversários diretos em particular.

 

A sua utilidade é imensa já que representa a fundação de todas as apostas de negócio de sucesso, e disponibiliza uma série de informação relevante que ajudará a resolver vários desafios que a empresa enfrentará. Na verdade, outras estratégias como a segmentação de mercado ou a diferenciação do produto não seria possíveis sem a pesquisa de mercado.

 

De um modo geral, a pesquisa de mercado rege-se por dois tipos de informação:
- primária: aquela que faz por si mesmo ou na qual contrata alguém para fazer;
- secundária: tipo de pesquisa onde a informação já está compilada e disponível em relatórios ou estudos do governo, agências ou outros negócios.

 


ARTIGOS RELACIONADOS
Segmentação de Mercado
Market Share
Análise SWOT
 

 

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Agenda

Eventos na área do Empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais