Empreendedorismo
Pesquisa de Mercado
A pesquisa de mercado representa o processo de reunião, análise e interpretação de informação sobre um mercado, produto ou serviço, e sobre os consumidores passados, presentes e potenciais para determinado produto ou serviço. Este processo permite então investigar as características, hábitos de consumo, locais e necessidades do público-alvo de determinado negócio, a indústria no geral e os adversários diretos em particular.
A sua utilidade é imensa já que representa a fundação de todas as apostas de negócio de sucesso, e disponibiliza uma série de informação relevante que ajudará a resolver vários desafios que a empresa enfrentará. Na verdade, outras estratégias como a segmentação de mercado ou a diferenciação do produto não seria possíveis sem a pesquisa de mercado.
De um modo geral, a pesquisa de mercado rege-se por dois tipos de informação:
- primária: aquela que faz por si mesmo ou na qual contrata alguém para fazer;
- secundária: tipo de pesquisa onde a informação já está compilada e disponível em relatórios ou estudos do governo, agências ou outros negócios.
ARTIGOS RELACIONADOS
Segmentação de Mercado
Market Share
Análise SWOT