Empreendedorismo

A importância do planeamento para o insucesso


Mais de 90% das startups falham. Isto significa que os empreendedores devem não só sonhar alto como também fazer planeamento para o insucesso. Reconhecer este fato logo à partida, irá prepará-lo intelectualmente, emocionalmente e financeiramente caso a sua empresa não tenha êxito.

 

1- Planear para o insucesso não faz de si negativo ou paranoico

Faz de si inteligente. Existe uma grande diferença entre preparar-se para o insucesso e pensar que vai falhar. A última é altamente desencorajadora e pode limitar o crescimento. A primeira, por outro lado, tem a ver com ser prático e racional sobre todas as possibilidades a acontecer. Este planeamento até pode, de certa forma, encorajá-lo a progredir, reprimir medos e estimulá-lo a continuar.
Prepare-se para os piores cenários possíveis. Pode ser difícil de os imaginar mas é necessário que os planeie. Em alguns casos antecipar possíveis desafios poderá impedi-los de acontecer. Seja honesto consigo mesmo e pense que as potenciais falhas possibilitam que identifique os erros que faz no seu negócio. Deste modo poderá corrigi-los mais rapidamente.

 

2- Planear para o insucesso ajuda-o a ser mais objetivo

Criar e gerir um negócio pode tornar-se uma experiência bastante emocional, afinal de contas a sua empresa é o seu "bebé". Forçá-lo a preparar-se para o pior, dar-lhe-á maior equilíbrio. Passará a considerar os fatos como eles são e a enfrentar as possibilidades desagradáveis, por mais difícil que seja. Distanciar-se um pouco da sua empresa dar-lhe-á uma melhor perspectiva porque permite que a encare do ponto de vista dos investidores ou clientes. Por outro lado ajuda-o a gerar ideias ou a localizar erros que lhe escaparam por estar tão envolvido.

 

3- Reconhecer o possível insucesso fá-lo estar mais consciente
Saber que a qualquer altura o seu negócio pode correr mal impede-o de "descansar à sombra da bananeira". Não deixe que o sucesso o torne demasiado arrogante. Lembre-se que os anos que levou a construir uma empresa podem ser reduzidos a nada por um simples erro. Nunca perca isso de vista. Mantenha-se concentrado e "com fome".

 

4- Planear para o insucesso ajuda-o a ultrapassar
Na eventualidade de insucesso, a preparação poderá ajudá-lo a suavizar o duro golpe. Planear ajudá-lo-á a preparar-se mentalmente, emocionalmente e financeiramente para as circunstâncias e a não levar a "peito" a derrota. Ninguém gosta de falhar mas até os mais bem-sucedidos empreendedores passam por essa experiência.

 

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Agenda

Eventos na área do Empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais