Empreendedorismo

Plano de Marketing


O plano de marketing é um documento escrito que descreve a posição atual de uma empresa no mercado e que estabelece a estratégia de marketing da mesma para um período específico e determinado.

 

O seu objetivo é alinhar com clareza cada passo e ação que serão tomados para chegar aos objetivos estabelecidos no plano. Por exemplo, um plano de marketing pode incluir uma estratégia para aumentar o market share de uma empresa em 10% - o plano designaria então os objetivos e ações necessários para chegar a esse resultado.

 

Alguns dos componentes essenciais num plano de marketing são:

- Pesquisa de Marketing: recolher e investigar dados sobre a dinâmica, padrões, consumidores e vendas no mercado em que a empresa atua;

- Análise de concorrência: explicitar como a empresa se vai destacar da concorrência e o que fará para liderar o mercado;

- Estratégias: elementos a considerar são marketing direto, programas de treino, website, presenças em feiras de negócios, promoções, anúncios, etc;

- Orçamento: estratégias têm de estar limitadas ao teto do orçamento que TEM de ser instituído;

- Objetivos: estes devem ser facilmente quantificáveis (ex: aumentar o número de clientes em 10% em 6 meses);

- Monitorização de Resultados: identificar as estratégias que estão a ter bons resultados e as que não estão.

 

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Agenda

Eventos na área do Empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais