Empreendedorismo

Posicionamento


Em Marketing, o Posicionamento é um conceito que engloba o conjunto de traços fundamentais e distintivos da imagem do produto ou marca, que permitem aos consumidores identificá-lo, situá-lo e diferenciá-lo dos demais no mercado (ex: o mais caro, o de melhor qualidade, o mais prestigiante, o mais prático, o mais fiável, etc.).

 

As empresas não se devem esquecer da aplicação deste conceito. Mais porquê fazê-lo e como defini-lo?

 

Porquê?
 - O Posicionamento está na base do Plano de Marketing e é o fio condutor do Marketing Mix, cujos elementos, “Product”, “Price”, “Promotion” e “Place”, mais genericamente conhecidos como 4 P’s (5 P’s, se contabilizarmos ainda o fator “People”), devem estar em sintonia e ser coerentes com o mesmo;
 - A definição do Posicionamento é de extrema importância para uma empresa, pois simplifica a escolha e avaliação do consumidor. Se a empresa não identifica o seu posicionamento, o consumidor fá-lo-á, não existindo o mínimo de controlo da empresa face à identidade no mercado de um produto ou de uma marca pertencentes ao seu negócio.

 

Como?
 - Combinar os três pilares da definição do posicionamento empresarial face ao mercado: expectativas dos consumidores face ao produto/serviço; posicionamento da concorrência; potenciais trunfos e mais-valias do produto/serviço ou marca;
 - Ser simples, pragmático, pertinente, imparcial e credível – estas são as melhores qualidades de um posicionamento, não só para os consumidores, mas especialmente para todos os colaboradores encarregados de promoverem, distribuírem e comercializarem o seu produto/serviço;
 - Associar o seu produto/serviço ou marca a uma especificidade que possa ser devidamente trabalhada adiante no planeamento estratégico, no que é relativo à sua promoção e distribuição. Um produto e uma marca podem ser milhares de coisas, portanto saliente uma característica que possa ser imediatamente associável aos mesmos, como por exemplo:
•        o foco num atributo específico;
•        a ligação do produto e marca a uma ocasião de consumo e uso particulares;
•        a projeção da imagem de um tipo de consumidor/utilizador;
•        ênfase na relação preço/qualidade;
•        aliança da marca a objetos e símbolos sociais;
•        a inovação, rompendo com os códigos geralmente utilizados por negócios na mesma categoria que o seu.

 

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